Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  DE ONDE VEM A ÁGUA  
Noticias
   




 

A maior parte  da água do planeta Terra está nos mares e oceanos, que cobrem dois terços de sua superfície

Porém, como é salgada, não podemos usá-la para beber ou irrigar as plantas. Os mares são abrigam milhares de outras espécies diferentes das terrestre..
 

 

 

Para nossa sorte, o calor do sol faz com que uma parte desta água se evapore, separando-a do sal.

.

 

 



 

 

Este vapor de água sobe na atmosfera até se condensar, formando as nuvens, que caem, na forma de chuva, granizo ou neve, sobre os próprios mares ou sobre os continentes. Mas para que estas nuvens carregadas desague, é necessário a umidade do ar que vem dos oceanos e árvores.

 

 

 

Parte desta água que cai sobre as fazendas, cidades, morros e florestas, escoa pela superfície do terreno, formando riachos e rios. Estes correm das partes mais elevadas para as mais baixas, até encontrar um lago, um mar ou um oceano. A água volta, então, para o lugar de onde saiu.

 

Outra parte se infiltra no solo, até encontrar uma rocha impermeável, encharcando os solos e rochas, preenchendo todos os poros ou aberturas que encontra. 
É como despejar água em um balde cheio de areia de praia. Parece que a água  some, mas não, ela está no meio dos grãos de areia. É só fazer um buraquinho no balde que esta água escorre.
 

 

A água que se infiltra recebe o nome de água subterrânea. Ela preenche os vazios dos solos e das rochas.

Estes vazios podem ser poros ou fraturas. Isto depende do tipo de terreno e das características do subsolo do lugar.

Esta parte do subsolo, onde a água pode se acumular, chamamos de aqüífero .

 

 

 

O CICLO HIDROLÓGICO

Assim como a água de superfície escorre para as partes mais baixas, também a água subterrânea flue em direção aos lagos, mares e oceanos, voltando para o lugar de onde partiu.  Este é um ciclo sem fim, que vem se repetindo desde que o planeta Terra surgiu. Mas com a intervenção do homem sobre a natureza este ciclo esta se quebrando, transformando países em deserto com o desmatamento.

 

. PARA BEBER, FAZER COMIDA, IRRIGAR AS PLANTAÇÕES E CUIDAR DA HIGIENE, NECESSITAMOS DE ÁGUA DOCE, QUE PODE SER EXTRAÍDA DOS RIOS, LAGOS OU  DOS AQÜÍFEROS, ONDE ESTÁ COMO ÁGUA SUBTERRÂNEA.

 

Basta que a água não seja salgada para que possa ser consumida?

.

Não! Dependendo do uso a que se destina, a água necessita ter certas qualidades. Quando é boa para beber, nós a chamamos de Potável .

.

Se não for potável, então poderá ser desagradável para se beber, turva, com cheiro e com gosto, é o que acontece com a água das torneiras, não podem ser consumidas, nem por animais e humanos, pois possuem muitos produtos altamente nocivos a vida de quase todos os seres do planeta.

 

E, o que é pior, mesmo que pareça pura e cristalina, ela pode conter elementos químicos tóxicos ou micróbios, que só podem ser detectados em laboratórios. Aqui vale o ditado: quem vê cara não vê coração.  

Muitos destes elementos podem provocar doenças de imediato, ou muitos anos depois de estar bebendo esta água

 

 

NÃO BASTA TER ÁGUA EM QUANTIDADE. É NECESSÁRIO QUE ELA TENHA QUALIDADE!




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.




Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 08 novembro, 2014. Melhor visualizado em 1280x800 pixel