Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  UMIDADE DO AR  
Umidade do solo VEJA NOTICIAS
   

Umidade do ar é a quantidade de vapor d'água que existe em suspensão na atmosfera formando nuvens e precipitações, ou seja, descreve a quantidade de vapor de água contida numa dada porção de atmosfera.


Umidade atmosférica


A quantidade de vapor de água existente no ar varia de um lugar para outro e até em um mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano. Constituindo importante variável meteorológica, ao lado da temperatura, pode ser considerada em números absolutos (g/m³) ou relativamente ao seu ponto de saturação, ou seja, à capacidade máxima da atmosfera em reter a umidade.

 

Portanto, umidade relativa de 60% significa que faltam 40% para atingir a capacidade de retenção total de vapor de água no ar e começar a chover.

 

 

Quando o vapor d'água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar sob várias formas: chuva, neve e granizo.


No caso de países tropicais as árvores são os que mais equilibram a umidade do ar. Nos desertos a umidade do ar chega a quase 0.

São as chamadas precipitações não superficiais, porque a condensação acontece nas camadas mais elevadas da atmosfera. Quando a condensação ocorre junto à superfície, formam-se o orvalho, a geada e o nevoeiro, são considerados condensações superficiais, e não propriamente precipitações.

Característica de regiões mais frias, a neve tem formação diferente do granizo e, para que ocorra, precisa de temperaturas próximas de 0 °C entre a nuvem e a superfície terrestre. Se isso não acontece, os cristais de gelo se fundem (derretem) e cai água em vez de neve.

Precipitações


Nevoeiro - gotículas de água em suspensão no ar que se formam desde a superfície até uma dada altura, devido ao arrefecimento e condensação do ar úmido ou pela evaporação da água para o ar saturado.


Neblina - gotículas de água em suspensão no ar que se formam desde a superfície até uma dada altura, devido ao arrefecimento e condensação do ar úmido ou pela evaporação da água para o ar saturado, e ainda poeiras.


Orvalho - gotículas que se formam sobre qualquer superfície arrefecida.


Geada - pequenos pedaços de gelo formados à superfície provenientes da congelação do orvalho, quando a temperatura ambiente desce para valores inferiores a 0 °C.


Termos correlatos


Em meteorologia, as grandezas que permitem exprimir a quantidade de vapor de água na atmosfera são: umidade absoluta, ponto de orvalho, tensão do vapor de água, etc.

Pressão de Saturação (es) - quantidade máxima de vapor de água que o ar pode conter, a uma determinada temperatura.


umidade absoluta (UA) é a massa de vapor de água existente num metro cúbico de ar.
umidade relativa (UR) é a relação entre a quantidade de vapor que o ar contém (ea) e a quantidade máxima de vapor de água que o ar poderia conter (pressão de saturação), a uma determinada temperatura.

 

É a razão entre a razão de mistura existente no ar, a uma dada temperatura e pressão, e a razão de mistura necessária para que ocorra a saturação, nas mesmas condições de temperatura e pressão.

 

A umidade relativa é expressa em percentagem, assim 100% de umidade relativa do ar significa dizer que o ar está saturado, o que favorece a ocorrência de chuva.

 

A umidade relativa do ar à 2m 850hPa representa a quantidade de umidade em toda a camada de ar próxima à superfície. Este parâmetro é importante para a determinação da instabilidade na atmosfera, auxiliando na previsão de tempestades.
UR = (ea:es) * 100

Os perigos da falta de umidade do ar:


Asma e Rinite bronquite) doenças vasculares que levam a morte entre inúmeras outras doenças infecciosas.

A asma é uma doença crônica que provoca crises de falta de ar, chiado ou cansaço. Aumentou em 40% na população mundial e causa a morte de muitos jovens, aumentando a cada ano com desmatamento e a destruição do ecossistema do planeta.


A rinite é decorrente da sensibilidade exagerada da mucosa nasal, caracterizando-se por espirros repetidos, coriza, congestão e coceira no nariz.
Embora lembre os sintomas de um resfriado é alergia acentuada pela poluição que se agrava com a falta de umidade do ar.

Umidade do solo
Ar
Atmosfera
Água
Condensação
Evaporação
Higrômetro
Umidificador

Referências:


Adaptado de Beaux, jean-francois.L`environnement,Emerson Ulisses Alves; REpères pretiques.Paris nathan,1998.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever de todos. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel