PLUTÃO
NOTICIAS

O último planeta, Plutão esta tão afastado que aparece como um pequeno ponto no melhor dos telescópios, só se distingue Plutão dos outros pontos do céu profundo porque ele se move lentamente entre eles.

Devido a sua maluca órbita, Plutão pode se distancias da Terra desde 4.300 milhões de Kms até 7.5oo milhões de Kms, e chega a cruzar a órbita de Netuno.

Em 1978, James W.Christi descobriu um satélite ao redor de Plutão e deu-lhe o nome de Caronte, estando a uma distancia bem pequena do planeta a apenas 2.400 Km.

Imagem obtida pelo Huble, ampliada por computador, é uma das melhores imagens tiradas pelo do planeta, uma sonda chamada "expresso plutão" deverá ser enviada antes de 2010 para analisar o Planeta

Principais características
Distância máxima do Sol ( milhões de Km ) 7.375
Distância miníma do Sol ( milhões de Km ) 4.425
Distância média do Sol ( milhões de Km ) 5.900
Diâmetro equatorial ( Km ) 6.000
Diâmetro polar ( Km )
Velocidade orbital ( Km/s ) 4,7
Volume ( relação a terra que é = 100 ) 10
Massa ( relaçã a terra que é = 100 ) 10
Densidade ( em relação à água )
Gravidade
Temperatura ( centigrados ) -230
Atmosfera
Satélites 1
Translação 248 anos
Rotação 6 dias

Atualmente, a descoberta do Cinturão Kuiper, com milhares de pequenos objetos, próximo a

orbita de Plutão, fez com que muitos passassem a chamar o planeta de um objeto kuiper, ou planetóide.

Plutão é o maior objeto, o objeto ao lado superior direito é sua Lua Caronte, o pequeno ponto mais fraco é uma estrela