-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Cidades
   


Libélula tem design perfeito para aniquilar bactérias

Antibiótico é para os fracos. Uma pesquisa da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, descobriu como as libélulas usam uma cama de pregos microscópica instalada nas próprias asas para matar bactérias – e entender os requintes de crueldade desse mecanismo de defesa biológico pode ajudar a nanotecnologia a aperfeiçoar uma versão sintética muito útil para o ser humano.



Requinte de crueldade, no caso, é o fato de que esses pequenos pregos, chamados “nanopilares”, não matam as bactérias simplesmente furando suas membranas – a opção que parece mais óbvia, e que era a favorita dos cientistas até agora. A culpa, na verdade, é dos próprios microrganismos , que liberam substâncias adesivas antes de tocar na superfície assassina – e acabam grudados ali como figurinhas em um álbum. Quando eles tentam sair, a força da cola puxa para o lado oposto, e suas membranas rasgam, deixando o conteúdo da célula vazar.

A outra opção, claro, é a bactéria não tentar escapar e ficar colada na armadilha para sempre – o que a mantém viva, mas imóvel.

O problema é que as bactérias usadas para o teste, da espécie E. coli , produzem mais substâncias poliméricas extracelulares (EPS) — nome técnico do “adesivo” — por natureza. Por causa disso, no artigo , os pesquisadores alertam que ainda não é possível saber se outras bactérias, com menos secreção, morreriam da mesma maneira ou seriam simplesmente perfuradas.

Outra questão que o estudo levanta é que os nanopilares das asas de libélula tem tamanhos irregulares. Superfícies similares produzidas em laboratório para experimentos tem todos os “pregos” uniformes, o que pode mudar o comportamento dos seres unicelulares em contato com elas. Seja como for, esse tipo de material tem potencial para ser o álcool gel do futuro. Adeus, germes!

  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 15 novembro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel