Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

Noticias TV Jornais e Revistas

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cotidiano
Destaque
Educação
Esportes
Especiais
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Super gatas
Tecnologia
Turismo
Vida Animal
 
Animais Peixes
Astronomia
Carta ao Leitor
Culinária
Desaparecidos
Endereços Uteis
Plantas Medicinais
Emprego
Fale conosco
Mandamentos
Mulher
Piadas
Sites de Busca
Cidades
 

 

 

Veja os Dinossauros

 

Réptil voador, pterossauro preferia ficar no chão, diz estudo

da Efe

Alguns dos répteis gigantes voadores da era dos dinossauros passavam mais tempo no chão do que no ar e estavam mais adaptados à vida em terra, segundo um estudo da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, publicado na revista científica "PLoS One".

Até agora, os paleontólogos pensavam que todos os pterossauros que povoaram a Terra entre 230 e 65 milhões de anos eram parecidos com as gaivotas ou pelicanos, pássaros marítimos que sobrevoam lagos e oceanos procurando peixes.

Divulgação/Mark P. Witton

Apesar de terem sido répteis voadores, pterossauros seriam animais de hábitos mais terrestres do que aéreos

Porém, após o estudo da anatomia, das pegadas e da distribuição de fósseis de um pterossauro, o Azhdarchidae, os paleontólogos Mark Witton e Darren Naish afirmam que esse estereótipo não se aplica a todos os répteis voadores.

A dupla analisou fósseis dessa espécie em Londres, Portsmouth e na Alemanha. Witton e Naish chegaram à conclusão de que eles se alimentavam em terra, "onde se agachavam para capturar presas".

"Seus análogos mais próximos no mundo moderno são pássaros que se alimentam em terra, como os calaus (da família bucorvidae) e as cegonhas", diz Naish.

O paleontólogo diz que outra evidência dessa teoria é que a maioria dos fósseis de Azhdarchidae existentes foram encontrados em sedimentos de uma região que também era terrestre há milhões de anos.

Os Azhdarchidae eram pterossauros gigantes sem dentes, com asas de até dez metros de envergadura. Os maiores exemplares da espécie chegavam ao tamanho de uma girafa.

Segundo o estudo publicado na "PLoS" ("Public Library of Science"), seus longos membros e a forma alongada de seu crânio, que podia medir mais de dois metros, facilitavam a captura de animais e outros alimentos no solo.

Desde a década de 70, quando a espécie começou a ser conhecida, o modo de vida dos Azhdarchidae foi objeto de debate e de versões distintas que os descreviam como carniceiros semelhantes aos abutres. Havia quem os comparasse às aves praieiras que buscam o sustento no barro ou que voam acima d'água em procura de peixes.

Os pesquisadores britânicos também estudaram o pescoço do Azhdarchidae, que se caracterizava por uma rigidez que, segundo sua opinião, "se ajusta ao modelo de um caçador terrestre, que tem de levantar ou descer seu bico até o solo".

Suas patas relativamente pequenas e almofadadas, além de sua mandíbula longa e frágil, seriam prejudiciais para qualquer outro modo de vida que não fosse terrestre, afirmou Witton no estudo.

"Suas pequenas extremidades não eram adequadas para tatear pelas margens dos lagos ou para nadar se aterrissassem na água, mas eram excelentes para se deslocar por terra", acrescentou.

"Estudamos suas pegadas. Suas patas pequenas, compactas, mas bem almofadadas são exatamente o que se espera de um animal terrestre", declarou Naish.
 


 

Noticia do Brasil e do Universo

Tecnologia | Economia | Esportes | Mundo | CiênciaInternet | Meio/Ambiente | Educação |Destaque|Noticias Gerais|Politica|Saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado Revisado em: 03 janeiro, 2019      Resolução mínima 800x600