Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

Noticias TV Jornais e Revistas

Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cotidiano
Destaque
Educação
Esportes
Especiais
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Super gatas
Tecnologia
Turismo
Vida Animal
 
Animais Peixes
Astronomia
Carta ao Leitor
Culinária
Desaparecidos
Endereços Uteis
Plantas Medicinais
Emprego
Fale conosco
Mandamentos
Mulher
Piadas
Sites de Busca
Cidades
 

 

 

Veja os Dinossauros

 

Maior pterossauro conhecido viveu no Brasil


Um paleontólogo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que o maior pterossauro do qual se tem notícia até agora viveu no Brasil há 115 milhões de anos, segundo publicou a edição de novembro da revista Palaeontology.

O descobrimento foi feito a partir do fóssil de uma parte do crânio de um "chaoyangopteridae", uma espécie que só tinha sido achada na região chinesa de Chaoyang e que se considerava que não tinha alcançado uma altura superior aos 60 cm.

O professor Mark Witton, da Universidade de Portsmouth, explicou em sua pesquisa que o achado corresponde a um pterossauro que voou sobre o nordeste brasileiro e que teve uma altura de 1 m e uma envergadura de 5 m.

"Para dizer de maneira simples, isto transforma em anões os chaoyagopteridae que conhecemos até agora", afirmou Witton, que batizou a nova espécie de Lacusovagus (morador do lago), por causa do lugar onde o fóssil foi encontrado. O lago faz parte da bacia do Araripe, que os paleontólogos consideram um dos lugares mais ricos em fósseis do mundo e de onde saiu há anos este exemplar, que esteve exposto durante vários anos em um museu da Alemanha.

Witton o estudou e constatou que o Lacusovagus tinha um crânio de proporções largas, o que evidencia "que seus hábitos alimentares incluíram animais de tamanho médio". O paleontólogo afirmou que o estudo segue em aberto e ressaltou que a descoberta da espécie no Brasil, tão longe de seus parentes mais próximos na China, demonstra o "pouco que realmente sabemos sobre a história da evolução e o local onde vivia este grupo de criaturas".

Os pterossauros (lagartos alados) existiram durante quase toda a era Mesozóica (há entre 228 e 65 milhões de anos). A Paleontologia os descreve como os primeiros vertebrados que conquistaram o ar, graças a asas formadas por uma complexa membrana sustentada por um quarto dedo hipertrofiado nas mãos.

O corpo dos pterossauros estava coberto de pêlo, segundo os fósseis achados até agora de pelo menos três espécies distintas. Estes restos são muito comuns e foram achadas centenas de espécies, pertencentes a oito gêneros diferentes na África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. Não são aves, nem dinossauros, embora tenham convivido com eles durante dezenas de milhões de anos.

EFE
 



 

Noticia do Brasil e do Universo

Tecnologia | Economia | Esportes | Mundo | CiênciaInternet | Meio/Ambiente | Educação |Destaque|Noticias Gerais|Politica|Saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado Revisado em: 03 janeiro, 2019      Resolução mínima 800x600