-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Vídeos de animais
   


Don Juan dos céus voa 13.000 km em um mês para acasalar com várias fêmeas

Um pássaro menor do que um pombo foi visto voando 13.000 quilômetros em apenas um mês para ter relações sexuais com o maior número possível de fêmeas, disseram cientistas.



Em um comportamento nunca registrado antes, maçaricos (aves da família Scolopacidae) foram observados viajando para até 24 "locais de reprodução" diferentes no norte do Alasca em uma única temporada, constatou uma equipe de pesquisadores na revista científica Nature.

Uma temporada de reprodução dura entre quatro e seis semanas.

"Os machos têm que reduzir seu sono e defender e cortejar as fêmeas praticamente sem parar durante os intermináveis ​​dias de verão do Ártico para se reproduzir com sucesso", disse em um comunicado o Instituto Max Planck para Ornitologia, em Seewiesen, na Alemanha.

O pássaro médio cobriu cerca de 3.000 km (mais do que um voo de Paris para Moscou), mas um exemplar particularmente determinado voou 13.045 km em apenas quatro semanas.

E isso foi depois de que esses pássaros, que tinham cerca de 21 cm de comprimento e pesavam cerca de 100 gramas, viajaram da América do Sul, onde passam o inverno, para as suas áreas de reprodução do Alasca.

"Antes de fazermos essa descoberta, pensava-se que os pássaros (machos e fêmeas) migravam de sua área de inverno para um único local, onde se reproduziam naquele ano", disse Bart Kempenaers, coautor do estudo, que foi baseado no rastreamento de 120 maçaricos.

A competição por fêmeas é dura entre essas aves políginas, e as que se estabeleceram em um único local tiveram poucas chances de cópula.

"Achamos que eles desenvolveram a estratégia para avaliar suas chances locais, e se elas não são boas, eles simplesmente passam para o próximo lugar", disse Kempenaers.

O pássaro mais bem-sucedido gerou 22 descendentes com seis fêmeas diferentes.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 15 novembro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel