Suplementos reduzem risco de degeneração macular
Pesquisadores da Harvard Medical School constataram que
o consumo de uma combinação de vitaminas B6, B12 e ácido
fólico parece diminuir o risco de DMRI (degeneração
macular relacionada à idade) em mulheres. A pesquisa foi
divulgada na edição atual do periódico "Archives of
Internal Medicine".
Em um estudo randomizado duplo-cego realizado com 5.442
mulheres com mais de 40 anos de idade, verificou-se que
aquelas que ingeriram os suplementos tinham 34% menos
risco de qualquer tipo de degeneração macular e 41%
menos chances de desenvolver uma degeneração visualmente
significativa.
Segundo pesquisa, ingerir suplementos alimentares como
vitaminas B6, B12 e ácido fólico diminui o risco da
principal causa de cegueira
Os pesquisadores afirmam que essa descoberta se aplica
ao estágio inicial da doença e pode ser a primeira forma
identificada (além de evitar o tabagismo) de reduzir
riscos de DMRI.
A degeneração macular relacionada à idade é a principal
causa de cegueira central em pessoas com mais de 60
anos. Estima-se que 10% das pessoas entre 65 e 74 anos e
cerca de 30% das com mais de 75 anos tenham a doença no
mundo.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9
milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem do
problema no Brasil