Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Meio Ambiente
   



"Cientista" que nega o aquecimento global era financiado por empresas de energia

Wei-Hock Soon, ou Willie, como é mais conhecido, publica há 14 anos pesquisas científicas que negam mudanças climáticas. Willie, no entanto, jamais informou que estas pesquisas foram patrocinadas por companhias de energia, ignorando o conflito de interesses que este financiamento poderia causar.

Foto por j-like sob licença Creative Commons

De acordo com documentos obtidos pelo Greenpeace, o cientista recebeu U$ 1,2 milhão nestes 14 anos de trabalho.

Soon é um cientista do Centro de Astrofísica da Harvard (embora ele não seja empregado da faculdade) e alega que as variações da energia solar são a principal razão para o aquecimento global. Infelizmente, o relacionamento entre companhias de energia e o cientista não é nenhuma novidade.

De acordo com informações da Reuters, em 2011, Soon enfrentou acusações referentes aos financiamentos que recebia, mas alegou que o dinheiro não impactava a pesquisa, dizendo ainda que aceitaria dinheiro até do Greepeace, caso eles oferecessem.

Entretanto, novos documentos mostram que Soon mentiu. Pelo menos 11 das pesquisas publicadas por ele desde de 2008 deixaram de mencionar qualquer relacionamento com as companhias de energia e violaram políticas de publicação. O The New York Times diz que Soon descreveu as pesquisas como “entregáveis”, e afirmou que apenas as completou em troca de dinheiro.

A reputação de Willie como “cientista” está na corda bamba já tem alguns anos, mas essa nova informação talvez seja o que faltava para calar o principal oponente das mudanças climáticas. Harvard investigará o ocorrido internamente, mas esta é minha parte favorita do texto da The New York Times:

Então talvez cientistas não sejam tão facilmente enganados, mas existem muitos babacas por aí e pesquisas como as de Soon criam a ilusão de um debate científico quando na verdade não existe nenhum.

(com conteúdo de Gizmodo)



  Proteger as árvores, animais, rios e mares �� um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 24 junho, 2018. Melhor visualizado em 1280x800 pixel