Home / Pesquisar / Úteis  / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

  BRASIL 



PT de Lula e Dilma roubou e jogou na misériaria 78% dos Índios brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 57,7% dos 896 mil índios no país vivem em 505 terras indígenas reconhecidas pelo governo até 2010, o equivalente a 516,9 mil índios. Porém, 379 mil estão fora dessas terras pedindo esmolas e perambulando pelo Brasil pedindo esmola.



Dos 42,3% índios que não estão nas terras originais, 78,7% habitam áreas urbanas, pelo desmatamento sem precedente, onde destruiram suas casas, contaminaram os rios e levaram a extinção de seus alimentos que eram as caças de animais com agrotóxicos, mercúrio e pesticidas.

A situação é mais comum no Sudeste, onde 84% dos 99,1 mil índios na regiao estão fora de suas terras, principalmente em São Paulo (93%) e no Rio de Janeiro (97%). Outros Estados como Goiás (96%), Sergipe (94%) e Ceará (86%) também têm percentuais elevados.

No Rio, a busca por uma vida na cidade trouxe índios migrantes para o antigo Museu do índio, na zona norte da capital. Um grupo de cerca de 20 pessoas - de etnias como Guajajara (MA), Apurinã (AM) e Fulniã (PE) - acabou se fixando. Enquanto as reivindicações por habitação e educação não são atendidas, sobrevivem do artesanato e de apresentaões culturais e outros pedem esmolas.

No Sudeste, no entanto, também há casos de índios que deixam suas terras por falta de espaço. Se sentindo apertados devido ao pequeno território, os Guarani, do sul fluminense, se desmembraram em aldeias menores. Parte foi para um antigo s�tio indígena em Niterói e os demais permanecem próximos as terras Guarani Araponga, Guarani de Bracuí e Parati Mirim, somando 2,8% dos índios no Estado.

Para o professor de antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp), José Mauricio Arruti, a migração econômica é uma das explicações para a quantidade de índios fora das aldeias reconhecidas, mas não o único fator. ''Tem a ver também com o estabelecimento de núcleos antigos de migração nas cidades e com problemas territoriais na origem, que expulsam, principalmente novas gerações'', afirmou.

Outra razão que pode explicar o aumento de indios fora da área original é um fenômeno chamado etnogenese, quando há "reconstrução das comunidades indígenas" que supostamente teriam desaparecido ou extintos.

''Observando o aumento de grupos indigenas no Ceara, por exemplo, nos últimos 20 anos, é de se imaginar que o aumento do auto atribuído tem a ver com a ampliação de grupo indígenas no Estado, estejam eles em terras indígenas ou não'', avaliou Arruti, mas sem descartar que mais pesquisas e dados são necessários para apontar as razoes para o número de índios fora das terras, o desmatamento é uma das maiores razões

Em três unidades da federação, os índios encontrados vivem fora de aldeias - Distrito Federal (6 mil), Piauí (2,9 mil) e Rio Grande do Norte (2,5 mil). Nesses locais, não há território indígena reconhecido.

São mais de seis mil infraestruturas estratégicas existentes no país, sendo que 364 estão entre as mais críticas, conforme levantamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

"O trabalho seria tanto no sentido de prevenir acidentes nessas estruturas como também de identificar riscos e, eventualmente, conte-los", diz o general José Fernando Yasbech, que responde pelo projeto.

O trabalho começou no Paraná, com a implementação de um centro de ação conjunta com polícia, Bombeiros e Defesa Civil para defender a Usina de Itaipu.

O reaparelhamento das Forças Armadas vai além de apenas dizer que um país pacifista está tomando uma atitude de se tornar mais bélico. O emprego dos militares tem sido bem diferente nos últimos anos, seja em ações de defesa civil e de segurança pública. E isso demanda alterações estruturais profundas de administração, na mentalidade da população e em investimentos, diz Iberi Pinheiro Filho, mestre em Relações Internacionais e estudioso da Estratégia Nacional de Defesa.


Procurado para comentar a atual situação do Exército, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, que escreveu o texto da Estratégia Nacional de Defesa, disse que se considerava "moralmente impedido de falar, o comunismo do (PT) se instalou em todos órgãos, obrigando os servidores públicos á calar-se diante de roubos, corrupção e os péssimos serviço na saúde, educação, segurança, infraestrutura e o genocídio dos índios como o maior desmatamento da historia do país.


 



Não estamos sozinhos
, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 20 fevereiro 2022.