|
Pa�ses que bebem mais
leite ganham mais pr�mios Nobel
Pesquisadores do Reino
Unido relacionaram o consumo de leite com a
quantidade de pr�mios por habitante. Poss�vel
explica��o biol�gica seria a vitamina D presente no
leite, que melhora fun��es cerebrais.
 |
Antes do leite, o chocolate j� tinha sido
relacionado � quantidade de Pr�mios Nobel de
um pa�s. Dessa vez, a explica��o biol�gica
ficaria por conta da vitamina D. (Thinkstock) |
Depois do chocolate ter sido considerado uma
poss�vel explica��o para a quantidade de pr�mios
Nobel recebidos por um pa�s, agora � a vez do leite.
Pesquisadores do Gloucester Royal Hospital, no Reino
Unido, afirmam que pa�ses com maior consumo de leite
per capita tamb�m t�m maior quantidade de vencedores
do Nobel.
A 'teoria do chocolate', publicada em 2012, foi
desenvolvida por Franz Messerli, m�dico da na
Universidade de Columbia e do St. Luke's-Roosevelt
Hospital, nos Estados Unidos. Para ele, a explica��o
estaria no fato de que o chocolate cont�m
flavonoides, poderosos antioxidantes presentes nos
gr�os de cacau, capazes de reduzir o risco de
dem�ncia e melhorar a fun��o mental nos idosos.
Pensando que o chocolate frequentemente � consumido
com leite, Sarah Linthwaite e Geraint Fuller
decidiram fazer o mesmo estudo com o leite, e
descobriram que a rela��o tamb�m funciona com esse
alimento. O artigo foi publicado no peri�dico
Practical Neurology nesta segunda-feira.
A explica��o para esse fen�meno seria o fato de o
leite ser rico em vitamina D, que pode estar
relacionado com a melhora da cogni��o, conjunto de
processos mentais usados em fun��es cerebrais como
pensamento, percep��o, mem�ria, ju�zo, imagina��o e
linguagem.
O problema da Su�cia � O estudo de Messerli, sobre o
chocolate, tinha a Su�cia como ponto fraco. O pa�s
foi considerado uma exce��o, pois com os 6,4 quilos
de chocolate consumidos por habitante por ano, os
suecos deveriam ter conquistado cerca de 14 pr�mios
Nobel, quando j� possu�am 32, considerando a
premia��o at� 2011.
Para tentar
explicar o caso, Messerli levantou duas hip�teses:
como o comit� que decide as premia��es fica na
Su�cia, ele poderia ter favorecido seus conterr�neos,
ou ent�o os suecos poderiam ser particularmente
sens�veis aos efeitos do chocolate.
J� no que se refere ao consumo de leite, a Su�cia
deixa de ser a ovelha-negra para se encaixar nas
estat�sticas. Apesar de ter o maior n�mero de
premia��es em rela��o ao n�mero de habitantes, o
pa�s tamb�m consome a maior quantidade de leite por
pessoa, chegando a 340 quilos por ano (a pesquisa
foi feita levando em conta quilos, e n�o litros de
leite, o que significa a mesma coisa na pr�tica).
A China, considerada o pa�s com o menor n�mero de
premiados em rela��o � popula��o, tem tamb�m o menor
consumo de leite entre os pa�ses estudados, em torno
de 25 quilos por ano, por pessoa.
Os autores, que declararam haver um "conflito de
interesse" na pesquisa por consumirem leite com
cereal e caf� e comer chocolate "sempre que poss�vel",
refletem que a melhor maneira de aumentar as chances
de ganhar um Nobel pode ser uma caneca de chocolate
quente. Veja Brasil
Novo sistema de governo (inventado)
para o Brasil � (Apol�tico), ou seja, sem pol�ticos,
troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o
seu apoio no site:
http://sfbbrasil.org
Conhe�a
o
Ache
Tudo e Regi�o o portal de todos
Brasileiros.
Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o
h�bito de ler, temos diversidade de informa��es �teis
ao seu dispor. Seja bem vindo,
gostamos de suas cr�ticas e sugest�es, elas nos ajudam a melhorar
a cada ano.
|