-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


O maior planeta de nossa galáxia Júpiter tem 69 luas

Júpiter nos deu algumas notícias bem interessantes nesta semana. Além de ser o maior e mais velho planeta do nosso sistema solar, ele estava escondendo duas luas de nós em todos esses anos. Recentemente, um grupo de astrônomos viram um par de satélites erráticos, elevando o número das luas conhecidas de Júpiter para 69. Que beleza.



O astrônomo Scott Sheppard e seus colegas encontraram a S/2016 J 1 e S/2017 J 1 nos dias 8 de março de 2016 e 23 de março de 2017, respectivamente. A Minor Planet Electronic Circulars, da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou os dois satélites no começo desse mês.

"Continuávamos nossa pesquisa à procura de objetos muito distantes no sistema solar, que incluía a busca do Planeta 9, e Júpiter acabou por estar nessa área que pesquisávamos em 2016 e 2017", disse Sheppard à Sky and Telescope. Claramente, ter ficado distraído com Júpiter valeu a pena.

Pouco é sabido sobre a S/2016 J 1 e S/2017 J 1, exceto que elas são bem pequenas – talvez com um ou dois quilômetros de diâmetro. S/2016 J 1 leva 1,65 ano para orbitar Júpiter, enquanto S/2017 J 1 completa sua órbita em 2,01 anos.

Pesquisas futuras nos trarão mais descobertas sobre essas luas, se tivermos sorte.

(com conteudo Gizmodo)



  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 15 novembro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel