Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Árvore
   
 


Diminuição de abelhas e outros polinizadores ameaça agricultura mundial

Os polinizadores, abelhas e outros insetos estão diminuindo, com algumas espécies em risco de extinção, o que ameaça parte da produção agrícola mundial, advertiram nesta sexta-feira especialistas que avaliam para a ONU o retrocesso da biodiversidade.



A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, em inglês) chegou a esta inquietante conclusão em seu primeiro relatório, divulgado na segunda-feira em Kuala Lumpur, e em um documento para frear uma espiral prejudicial para a alimentação das populações.

"Um número crescente de polinizadores estão ameaçados de extinção, em nível mundial, devido a vários fatores, muitos deles causados pelo homem, o que coloca em risco os meios de existência de milhares de pessoas e centenas de bilhões de dólares de produção agrícola", estima este grupo de especialistas em um comunicado.

Segundo o IPBES, de 5% a 8% da produção agrícola mundial, ou seja, entre 235 e 577 bilhões de dólares, são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas (cereais, frutas, etc).

"Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária", comentou Simon Potts, vice-presidente do IPBES e professor da Universidade de Reading (Reino Unido).

De maneira geral, ao menos três quartos das colheitas mundiais dependem de polinizadores para o crescimento das plantas, os rendimentos ou a qualidade, indicam estes especialistas.

O IPBES está encarregado de fazer relatórios sobre o declínio de espécies animais e vegetais, assim como sobre seus ecossistemas, que constituem a biodiversidade mundial.

Falaram tudo menos o importante, o que esta causando a extinção não só das abelhas como de todos os insetos? Resposta: agrotóxico, inseticidas vendidos em qualquer mercadinho e supermercados, como também a pulverização de veneno ao mosquito da dengue.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel