|
Cafeína na gravidez pode prejudicar coração do filho
Um novo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos,
indica que o consumo de café na gravidez pode ser
prejudicial para o coração do filho. Testes com ratos
mostraram que a ingestão de uma única dose de cafeína -
equivalente a duas xícaras de café - durante a gravidez pode
reduzir a função cardíaca do filho para o resto da vida.
Apesar dos estudos terem sido realizados com ratos, o
pesquisador Scott Rivkees, líder do estudo, afirma que as
causas e efeitos biológicos descritos na pesquisa são
plausíveis também para os humanos.
Os pesquisadores avaliaram, por 48 horas, quatro grupos de
fêmeas grávidas: os dois primeiros foram avaliados em um
ambiente com níveis reduzidos de oxigênio, recebendo
injeções de cafeína ou de uma solução salina; e os outros
dois foram estudados em ambiente sem alterações no ar.
E os cientistas descobriram que, em ambas as circunstâncias,
ratos que receberam injeções de cafeína produziram embriões
com uma camada de tecido mais fina separando algumas câmaras
do coração, comparados com ratos que receberam a solução
salina. Além disso, os ratos machos adultos que tinham sido
expostos à cafeína no útero tinham um aumento de 20% na
gordura corporal e menor função cardíaca do que os
não-expostos.
"Nossos estudos aumentam a preocupação potencial sobre a
exposição à cafeína no início da gravidez, mas outros
estudos são necessários para avaliar a segurança da cafeína
durante a gestação", ressaltaram os pesquisadores na revista
científica da Federation of American Societies for
Experimental Biology.
As informações são da Bibliomed
|