|
Chá verde pode bloquear efeito de droga anticâncer
Componentes do chá verde podem anular o efeito do bortezomib,
medicamento endovenoso utilizado para tratar mieloma
múltiplo (tipo de câncer que ataca os ossos) e linfoma do
manto. Os resultados são de uma pesquisa publicada na edição
on-line do periódico "Blood", da Sociedade Americana de
Hematologia.

Os pesquisadores buscavam avaliar como um composto
antioxidante do chá poderia aumentar os efeitos do
medicamento, mas constataram que, ao contrário do que
imaginavam, a substância bloqueava a ação da droga, mantendo
as células tumorais intactas.
As substâncias contidas no chá verde podem deslocar a
medicação das proteínas que carregam a droga no sangue
Por isso, eles sugerem que pacientes em tratamento evitem
usar suplementos, extratos e infusões de chá verde,
especialmente os com alta concentração.
As substâncias do chá verde podem deslocar a medicação das
proteínas que carregam a droga no sangue e acelerar seu
metabolismo no fígado, diminuindo sua ação farmacológica.
"Levanta-se uma questão importante, já que, se há corte do
efeito, é muito prejudicial ao paciente. É um remédio muito
eficaz, tornou-se recentemente a primeira escolha contra o
mieloma múltiplo", diz Rene Gansl, oncologista do conselho
de médicos da International Myeloma Foundation e do hospital
Albert Einstein.
Um outro estudo, divulgado em 2002 no "British Medical
Journal", mostrou que a erva-de-são-joão diminui a ação da
quimioterapia.
"A planta prejudica a ação de praticamente todos os
medicamentos oncológicos no fígado e, por isso, recomendamos
que o paciente não use essa erva", afirma o oncologista
André Murad, chefe da disciplina de oncologia do Hospital
das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Suplementos
Já a Sociedade Americana de Câncer publicou em 2005 um
artigo desaconselhando o uso de suplementos antioxidantes,
como vitaminas C e E, durante a quimio ou radioterapia, sob
o risco de prejudicarem seus resultados.
"Esses tratamentos induzem um estresse oxidativo e causam um
dano celular pela formação de radicais livres. Então, altas
doses de antioxidantes prejudicam esse processo, ainda que
melhorem a condição do paciente", diz a nutricionista
oncológica Luciene Assaf, do Hospital A. C. Camargo.
Alimentos ricos em substâncias antioxidantes, no entanto,
não trazem riscos, afirma. Assaf diz ainda que os pacientes
em tratamento, por terem sistema imunológico debilitado,
devem evitar consumir carnes malpassadas, peixes crus e
pratos de procedência duvidosa, e higienizar muito bem
alimentos que serão consumidos crus, como frutas e verduras.
|