Açúcar adicionado está associado a
aumento de pressão
Um novo estudo sugere que alimentos com alto teor de
açúcar adicionado pode aumentar o risco de pressão alta.
Pesquisadores analisaram dados para 4,538 adultos sem
histórico de hipertensão que participaram da Pesquisa
Nacional de Saúde e Nutrição, de 2003 a 2006. Aqueles
que consumiram pelo menos 73,7g por dia de frutose na
forma de açúcar de mesa ou xarope de milho com alto teor
de frutose tiveram o dobro do risco de apresentar
pressão sistólica mais alta que 160 (o número que fica
acima na medição, que significa a pressão sanguínea
quando o coração está bombeando, não deve ficar acima
dos 120).
"A pressão sistólica é o que realmente interessa aos
médicos, porque está relacionada a resultados, e seu
aumento pode ser dramático?, disse o Dr. Michel Chonchol,
professor associado de medicina do Centro de Ciências da
Saúde da Universidade do Colorado, em Denver, e
principal autor do artigo, publicado no The Journal of
the American Society of Nephrology.
Mas Chonchol alertou que mais pesquisas são necessárias
para provar que a frutose adicionada desempenhou um
papel causal sobre a hipertensão. "Isso precisa ser
provado com o próximo passo, que é um teste controlado
randomizado", ele disse.
A Associação Americana do Coração recomenda limitar a
quantidade de alimentos e bebidas com açúcar adicionado.
Numa declaração do ano passado, a associação disse que
"evidências emergentes, porém inconclusivas" sugerem que
"o aumento da ingestão de açúcar adicionado possa
aumentar a pressão sanguínea".