Carne vermelha pode provocar câncer de
bexiga
A carne vermelha, vinculada ao risco de acidentes
cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de
pâncreas, está novamente no centro de uma polêmica, pois
agora é suspeita de causar câncer de bexiga, segundo um
estudo divulgado nos Estados Unidos pela revista Cancer.

No entanto, para todos aqueles que não resistem à
tentação de comer um hambúrguer com queijo e bacon, uma
boa notícia: os cientistas não encontraram qualquer
associação entre o consumo de lombo, bacon, hambúrguer,
salsicha e filé e o câncer. Mas sim, "uma associação
indireta real entre os frios de carne vermelha" e o
câncer de bexiga, informaram os cientistas no estudo.
No processamento dos frios são adicionados nitratos e
nitritos à carne para preservá-la e realçar sua cor e
sabor. "Os nitratos e nitritos são precursores de
compostos N-nitrosos, que induzem à formação de tumores
em muitos órgãos, inclusive na bexiga, em várias
espécies animais", diz o estudo.
Na pesquisa, os cientistas avaliaram o consumo de
nitratos, nitritos e outros componentes encontrados na
carne vermelha em 30 mil homens e mulheres de 50 a 71
anos, em oito estados norte-americanos, e sua relação
com o câncer.
Os participantes do estudo foram acompanhados por até
oito anos. Durante este tempo período, 854 foram
diagnosticados com câncer de bexiga. Os cientistas
descobriram que as pessoas cujas dietas eram ricas em
nitritos de qualquer tipo, não só na carne, e pessoas
que consumiam muitos nitratos de carne processada, como
os frios, tinham entre 28% e 29% mais chances de
desenvolver câncer de bexiga do que aqueles que
consumiram estes componentes em menores quantidades.
A pesquisa foi chefiada pela doutora Amanda Cross, do
Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.