Meninas aceleram puberdade devido
alimentação contaminada
Um estudo divulgado pela revista americana Pediatrics
esta semana afirma que a puberdade está ocorrendo cada
dia mais cedo nas garotas. O desenvolvimento dos seios,
por exemplo, tem começado em média entre os 7 e 8 anos.
Segundo os pesquisadores, as causas mais prováveis são a
alimentação rica em gordura, que estimula a produção dos
hormônios, e a presença de substâncias químicas que
imitam os efeitos do estrogênio no organismo das
meninas.
A pesquisa, liderada pelo Dr. Frank M. Biro, é a última
de uma série de estudos que buscam descobrir por que as
meninas estão se tornando adolescentes cada vez mais
cedo e quais os efeitos que isso pode causar à sua saúde
na vida adulta.A questão é motivo de preocupação, tanto
por razões médicas quanto psicológicas.
Alguns estudos sugerem que a puberdade precoce, medida a
partir da primeira menstruação, pode aumentar
ligeiramente o risco de câncer de mama, já que a garota
passa a ter uma exposição prolongada a hormônios como
estrogênio e progesterona, que podem estimular alguns
tumores.
Apesar da última pesquisa se basear no crescimento dos
seios, e não na primeira menstruação, esse fator também
é um demonstrativo de exposição hormonal e alguns
pesquisadores defendem que isso também poderia
significar um aumento do risco de câncer.
Do ponto de vista psicológico, os especialistas garantem
que a experiência de ter o desenvolvimento mental
diferente do físico pode ser traumática para algumas
meninas, já que elas ainda não estão preparadas para
lidar com as reações sexuais masculinas ou com os
próprios impulsos hormonais do seu corpo.
Resultados
A pesquisa avaliou o desenvolvimento de 1.239 meninas
entre 6 e 8 anos, divididas em quatro grupos: brancas,
negras, latinas e asiáticas.
Segundo Biro, que também é diretor de hebiatria do
Hospital Cincinnati Children, os resultados mostraram
que garotas brancas entraram na puberdade antes do
período previsto, enquanto as negras iniciaram a
adolescência, em média, antes das demais.
Garotas acima do peso também apresentaram
desenvolvimento precipitado, enquanto as crianças com
peso normal não apresentaram alteração na idade de
início da puberdade. Apesar desse dado, o diretor da
pesquisa não acredita que o nível de gordura seja o
único fator relevante.
A possibilidade de fatores ambientais, como ingestão de
substâncias químicas, aumentarem os níveis hormonais
antes da hora estão sendo investigados pela equipe, que
estão avaliando a exposição dessas garotas a diversos
componentes químicos.
"Essa é certamente uma séria bandeira de advertência",
afirmou Dr. Biro em entrevista ao New York Times. "Eu
acho que devemos repensar tudo a que estamos expondo os
nossos corpos e os corpos dos nossos filhos. Esse é um
forte aviso que nós devemos prestar atenção".