Crianças que tomam só leite materno
tem mais imunidade
Os bebês alimentados exclusivamente com leite materno
até os seis meses de idade ganham proteção extra contra
infecções, dizem cientistas gregos. O efeito observado
independe de fatores como acesso à saúde e programas de
vacinação, eles explicam. Segundo os especialistas da
Universidade de Creta, o segredo estaria na composição
do leite materno. As conclusões do estudo, que envolveu
pouco mais de 900 bebês vacinados, foram publicadas na
revista científica Archives of Diseases in Childhood.
A equipe ressalta, no entanto, que o benefício só ocorre
quando o bebê é alimentado com leite da mãe apenas. Ou
seja, acrescentar fórmulas ao leite materno não produz o
mesmo efeito. Especialistas em todo o mundo já
recomendam que bebês sejam alimentados somente com leite
materno pelo menos durante os seis primeiros meses de
vida.
Os pesquisadores gregos monitoraram a saúde de 926 bebês
durante 12 meses, registrando quaisquer infecções
ocorridas em seu primeiro ano de vida. Entre as
infecções registradas estavam doenças respiratórias, do
ouvido e candidíase oral (sapinho). Os recém-nascidos
receberam todas as vacinas de rotina e tinham acesso a
tratamentos de saúde de alto nível. Quase dois terços
das mães amamentaram seus filhos durante o primeiro mês,
mas o número caiu para menos de um quinto (menos de 20%)
seis meses depois.
Apenas 91 bebês foram alimentados exclusivamente com o
leite da mãe durante os seis primeiros meses. Os
pesquisadores constataram que esse grupo apresentou
menos infecções comuns durante seu primeiro ano de vida
do que os bebês que foram parcialmente amamentados ou
não amamentados. E as infecções que os bebês contraíram
foram menos severas, mesmo levando-se em conta outros
fatores que podem influenciar os riscos de infecção,
como número de irmãos e exposição à fumaça de cigarro.
O pesquisador Emmanouil Galanakis e sua equipe disseram
que a composição do leite materno explica os resultados
do estudo. O leite materno contém anticorpos recebidos
da mãe, assim como outros fatores imunológicos e
nutricionais que ajudam o bebê a se defender de
infecções. "As mães deveriam ser avisadas pelos
profissionais de saúde de que, em adição a outros
benefícios, a amamentação exclusiva ajuda a prevenir
infrecções em bebês e diminui a frequência e severidade
das infecções".