Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Vídeos de animais
   
 



Nova espécie de tartaruga-gigante é descoberta em Galápagos

Uma nova espécie de tartaruga-gigante foi identificada no arquipélago de Galápagos, no Equador. A descoberta foi anunciada na quarta-feira (21) pelo governo do país.


Tartaruga-gigante-de-galápagos na ilha de Santa Cruz – Foto: Fábio Paschoal

Historicamente acreditava-se que as duas populações de tartarugas-gigantes de Santa Cruz eram da mesma espécie. Porém, analises genéticas revelaram que os répteis encontrados no lado oriental da ilha, ao redor da área conhecida como Cerro Fatal, são diferentes dos que moram na parte ocidental.

Chelonoidis donfaustoi

A nova espécie, batizada de Chelonoidis donfaustoi – em homenagem a Fausto Llerena, cuidador de Solitário George (ultimo exemplar da espécie Chelonoidis abigdoni, morto em 2012) – também difere geneticamente das outras espécies encontradas no arquipélago. É a 15ª espécie de tartaruga-gigante descoberta em Galápagos (quatro já foram extintas).

A pesquisa, liderada pela bióloga de Yale Gisella Caccione, estimou a população em 250 indivíduos e classificou a espécie como vulnerável. Os cientistas esperam que a descoberta ajude a proteger e restaurar a nova tartaruga-gigante de Galápagos.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel