Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
NOTICIAS
   
 


Em Cuba, turista vê 'taxistas-doutores' formados na Rússia e na Itália

Com suas 'banheiras', motoristas se dizem felizes e apostam no turismo. Qualificação pode virar atração, como charutos e Buena Vista Social Club.

Havana é sempre uma surpresa para quem chega pela primeira vez. A capital de Cuba ficou isolada muito tempo do mundo, muitos fatos se transformam em grandes novidades. O que me chamou a atenção foi a qualidade dos motoristas de táxi, possivelmente os mais qualificados do mundo, não pelo que fazem, mas pelo que são.



Rodei por Havana e um pouco pelo interior do país e fui conduzido por engenheiros com curso no exterior, doutores formados na Rússia e na Itália. Certamente uma distorção do programa de educação cubano, que produz muito mais doutores do que pede o mercado.

Resolvi ir a Trinidad, no interior do país. E quem me levou foi Giovani, engenheiro de telecomunicações, com especialização na Rússia, que encontrou no ofício de guia turístico e motorista a solução para os seus problemas. Torce por mais turistas no país, e isso se pode comprovar pelo painel de seu carro.

Outro caso é do engenheiro civil Homero, que fez especialização em arqueometria na Itália. Arqueometria é uma ciência que emprega métodos científicos e químicos para estudos arqueológicos. Ele aluga um carro especial do governo e me levou à casa do escritor Ernest Hemingway, nos arredores de Havana.

E entre as velhas "banheiras dos anos 1950", eu encontrei Henrique, mecânico formado, que ressuscitou um Chevrolet 57 e cobra US$ 30 pelo passeio de uma hora.

Os três estão felizes com o que fazem, e acham que o crescimento do turismo pode trazer novas oportunidades – só no primeiro semestre deste ano, o número de turistas em Cuba cresceu 17% –, mas nenhum deles quer que a cara de Havana mude de uma hora para a outra. Afinal, qual cidade do mundo tem tantos carros antigos rodando pelas ruas em tão bom estado?

Mas ao lado das "banheiras" americanas, também a qualificação dos motoristas, certamente, pode virar uma atração a mais, como os charutos e o Buena Vista Social Club.

(com conteudo g1)



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel