GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS  
Retorno  
   

 

 

A Guarda Metropolitana de Palmas foi criada em 09 de fevereiro 1993, pelo Crédito: Secretaria Municipal de Comunicação então prefeito Eduardo Siqueira Campos. A intenção do prefeito era oferecer proteção dos bens públicos, serviços e instalações e complementar o apoio das atividades de segurança pública em conjunto as polícias Militar e Civil.
           Assumiu a responsabilidade de fundação da GMP o coronel da Polícia Militar Geraldo Antônio de Freitas (já falecido) e o então sargento Wagner Vieira da Cunha (hoje tenente). Ambos estruturaram a GMP inicialmente com 86 Guardas Metropolitanos que foram selecionados por meio de concurso.
           Em abril do mesmo ano foi criada a banda de música da Guarda Metropolitana que recebeu 18 músicos do Pioneiros Mirins da cidade de Miracema. Foi convidado para a função de maestro o major da Polícia Militar, Oscarlino Pereira da Rocha. Em seguida foi criada a escolinha de música da GMP para a formação de novos músicos e ainda oferecer uma profissão a crianças e adolescentes de baixa renda.
           A GMP já formou cinco turmas de Guardas Metropolitanos. A última foi efetivada em junho deste ano com a inclusão de mais de 156 GMPs aos quadros da Corporação.

Apresentação

           A Guarda Metropolitana é uma instituição de segurança pública da Prefeitura de Palmas que existe desde 1993. Com um efetivo 285 membros a GMP tem a função de proteger os bens públicos municipais, serviços e instalações, controle, fiscalização, orientação e educação ambiental e subsidiariamente a complementação e apoio das atividades das polícias Civil e Militar. A GMP atua em mais de 120 postos de serviço fixos sendo eles prédios públicos, praças, parques, postos de saúde, escolas e praia, além de campanhas e demais programações como eventos sociais promovidos pela administração municipal.
           A Guarda Metropolitana de Palmas está à disposição da comunidade palmense durante 24 horas. Em caso de necessidade todo cidadão pode solicitar os seus serviços por meio do telefone gratuito "1532". Viaturas desenvolvem rondas por todo o perímetro urbano do município dia e noite.

Atividades desenvolvidas pela Corporação

Ronda Integrada Comunitária
Linha Comunitária
Brigada Contra Incêndios
Esquadra Ecoturística de Taquaruçu
Guardiões da Comunidade
Banda de Música
Escolinha de Música
Guardião Escolar

           O projeto Guardião Escolar da Guarda Metropolitana de Palmas, lançado no dia 16 de agosto, já está em atividade. Desenvolvido em parceria com a Sescep (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), o projeto tem como objetivo promover uma maior segurança às comunidades escolares. Além disso, o Programa coibi o comércio e uso de drogas nas escolas e inibi a ação de vândalos protegendo os alunos e patrimônio escolar. Apoiar programas de integração entre comunidade e escola, também, estão dentro das atribuições do Programa.
           O projeto é desenvolvido todos os dias da semana. As escolas que estão sendo beneficiadas pelo Guardião Escolar nesta primeira etapa contam com a presença de uma equipe de GMPs, e está sendo realizado por meio de atividades dinâmicas com o desenvolvimento de temas como: cidadania, civismo, meio ambiente e combate às drogas e violência.

Ronda Integrada Comunitária

Crédito: Secretaria Municipal de Comunicação           A Ronda Integrada Comunitária criada em março de 2001 é um serviço de rondas-motorizadas formada por cinco viaturas que realiza segurança preventiva em todas as regiões do município e locais de concentração populacional como escolas, praças, parques e outros logradouros públicos. O serviço funciona diuturnamente com a participação de três Guardas Metropolitanos e o auxílio da Linha Comunitária que recebe denúncias, solicitações e sugestões.

Linha Comunitária

           A população conta, ainda, com a Linha Comunitária pelo telefone gratuito 1532 que proporciona uma comunicação direta com a comunidade e a Guarda Metropolitana. O telefone 1532 é um canal aberto entre Prefeitura e a população. Este serviço, que atende diariamente durante 24 horas, funciona como um suporte de apoio aos serviços da Ronda Integrada Comunitária e também as atividades da Polícia Comunitária em parceria com as polícias Civil e Militar. A Linha Comunitária foi criada em fevereiro 2001.

Núcleo Ambiental

           Serviço da GMP de defesa e proteção do meio ambiente e formado pela Esquadra Ecoturística e Brigada Contra Incêndios.

Esquadra Ecoturística

           A Esquadra Ecoturística de Taquaruçu e Graciosa tem a finalidade de apoiar todas as ações de fortalecimento da economia local, por meio da exploração do Ecoturismo. Criada em 2001 a Esquadra funciona como defensora ambiental e agente de apoio aos turistas. Os integrantes atuam diariamente com o auxílio de bicicletas percorrendo todo o distrito e áreas ambientais do entorno e fazem parte do núcleo de proteção ambiental e apoio ao turista.

Brigada Contra Incêndios

           A Brigada Contra Incêndios foi criada para atuar no período de estiagem (maio à setembro) no combate as queimadas ilegais e incêndios. O serviço funciona sob a coordenação da Guarda Metropolitana numa parceira entre agentes de preservação ambiental sendo eles: Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), Amatur (Agência de Meio Ambiente e Turismo), Cipama (Companhia Independente de Polícia Ambiental), Bombeiros Militares (Coordenação Operacional), e voluntários. A GMP se responsabiliza pela coordenação administrativa facilitando a realização de atividades de prevenção a queimadas irregulares no entorno de Palmas.

Guardiões da Comunidade

Crédito: Secretaria Municipal de Comunicação Os Guardiões da Comunidade é um grupo de civis treinados pela GMP para atuar como vigias noturnos em logradouros públicos. O grupo reforça o trabalho dos Guardas Metropolitanos e dá oportunidade profissional à jovens e adultos de baixa renda.




Banda de Música

Crédito: Secretaria Municipal de Comunicação           A banda de música da GMP que recebe o nome de Major Oscarlino Pereira da Rocha em homenagem a seu primeiro maestro é formada por 37 músicos. Criada desde 1993 desde a fundação da Guarda Metropolitana a Banda já se apresentou em inúmeros eventos pelo Estado. Com um repertório variado a Banda toca desde MPB, marchas militares e outras, forró, clássicos, axé, pagode e outros ritmos. Em 2001 a banda se apresentou em mais de 140 eventos.




Escola de Música

           A Guarda Metropolitana atua, também, em projetos sociais, um exemplo é a "Escolinha de Iniciação Musical" que atende atualmente 34 alunos. Por meio desta a GMP dá oportunidade a crianças de famílias de baixa renda que passam a ter uma ocupação sadia e aprendem uma atividade profissional para o futuro. As crianças do Projeto, que devem estar regularmente matriculadas na rede pública de ensino, recebem, ainda, uma bolsa de estudos, vales transportes e acompanhamento escolar.

Guardião Escolar

           O Guardião Escolar é o mais novo projeto da GMP criado no último dia 15 de agosto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e promove a presença do Guarda na escola. O objetivo do Guardião Escolar é interagir com os estudantes promovendo atividades educativas e sócio-culturais. Os GMPs receberam qualificação para desenvolver a função durante o Curso de Formação de Guarda Metropolitano "Classe A" e em cursos paralelos. Teatro, brincadeiras e outras dinâmicas estão entre as atividades dos GMPs no projeto com temas variados como drogas, violência, cidadania e meio ambiente.

Curso de Pedreiro

           O Projeto Curso de Pedreiro desenvolvido em 2001 em parceria com o Senai/TO profissionalizou 23 jovens e adultos de baixa renda e permitiu a ampliação do prédio do Quartel Geral da Guarda Metropolitana com baixo custo para a Prefeitura. As aulas teóricas e práticas foram desenvolvidas no Quartel que disponibilizava vales transportes, material para aulas práticas e alimentação para os alunos.

Curso pré-vestibular

           O curso pré-vestibular desenvolvido em 2001 permitiu aos integrantes da GMP e seus familiares o preparo para o ingresso em curso superior. A preocupação do comando da Corporação é melhor qualificar seus profissionais permitindo uma melhor colocação na sociedade. A coordenação do curso e o desenvolvimento de algumas disciplinas foi desenvolvida pelos próprios GMPs.

 

Fonte: Prefeitura Municipal

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel