Estudo: chá de camomila
previne complicações da diabetes
Beber chá de camomila
diariamente pode ajudar a prevenir algumas das
conseqüências da diabetes tipo-2, tais como cegueira,
lesões nos nervos e nos rins, de acordo com
pesquisadores no Japão e na Grã-Bretanha.
A descoberta pode levar ao desenvolvimento de um novo
medicamento derivado de camomila para a doença, cuja
incidência vem aumentando em todo o mundo.
No novo estudo, o pesquisador Atsushi Kato, da
Universidade de Toyama, ressalta que camomila vem sendo
usada há anos como uma cura informal para problemas
diversos como estresse, resfriado e cólica menstrual.
Recentemente os cientistas propuseram que o chá da erva
pode ser benéfico também no combate à diabetes, mas a
teoria não tinha sido testada cientificamente até agora.
Os pesquisadores deram extrato de camomila a um grupo de
ratos diabéticos durante 21 dias, e compararam o
resultado a um grupo de animais de controle em uma dieta
normal.
O nível de glicose no sangue de animais que ingeriram
camomila foi significativamente menor do que o dos ratos
no grupo de controle, disseram os cientistas.
Também foi registrada uma redução da concentração das
enzimas ALR2 e sorbitol. A concentração elevada dessas
substâncias está associada a um aumento das complicações
relacionadas à diabetes.
A pesquisa foi divulgada na revista Journal of
Agricultural and Food Chemistry.