|
|
|
Estudo confirma vínculo entre consumo de carne e
câncer pulmonar
da France Presse
O risco de câncer, especialmente pulmonar e de
cólon e reto, aumenta consideravelmente entre as
pessoas que consomem carnes vermelhas ou
processadas, assinalou um estudo publicado nesta
segunda-feira (10) pela revista "PLoS Medicine".
A pesquisa, realizada por cientistas do
Instituto Nacional do Câncer, mostra que esse
maior risco também se manifesta no câncer
hepático e de esôfago, e em câncer de pâncreas
entre os homens que consomem carnes vermelhas.
Os cientistas tiraram estas conclusões na
análise dos casos de 500.000 pessoas de entre 50
e 71 anos que se submeteram a uma dieta especial
e vigiada.
Após oito anos, o estudo determinou 53.396 casos
de câncer.
"Foram descobertos riscos estatisticamente
elevados (de entre 20% e 60%) de câncer de
esôfago, cólon e reto, hepático e pulmonar em
comparação com indivíduos com um menor consumo
de carnes vermelhas", disseram os cientistas.
Aqueles com 20% de maior consumo de carne
correram 20% mais perigo de câncer de cólon e
reto e 16% de câncer pulmonar, acrescentou.
Além disso, o consumo de carnes vermelhas foi
vinculado a um risco elevado de câncer de
esôfago e hepático, manifestou.
Segundo os cientistas, em geral a carne contém
um alto nível de gorduras saturadas e de ferro,
os quais foram relacionados com a carcinogênese,
disseram os pesquisadores.
|
|
|