|
|
|
Refrigerante aumenta risco de artrite aguda,
indica estudo
Uma pesquisa realizada por cientistas americanos
e canadenses sugere que os refrigerantes e
outras bebidas açucaradas podem ser os culpados
pelo aumento no número de casos de gota - uma
doença que causa fortes dores nas articulações e
pode causar artrite aguda.
Segundo o estudo, publicado na revista
especializada British Medical Journal, homens
que tomam dois ou mais copos de refrigerante por
dia têm 85% mais chances de desenvolver a
enfermidade do que os que tomam menos de um
copo.
Os pesquisadores afirmaram que o aumento de
casos de gota nos Estados Unidos havia
coincidido com o crescimento substancial no
consumo de refrigerantes.
Para averiguar se os dois fatos estariam
relacionados, os especialistas pesquisaram,
durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária
dos 40 anos, sem histórico de gota.
Eles aplicaram questionários para investigar o
consumo de 130 tipos de comida e bebida,
incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além
de sucos de frutas.
Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos
casos da doença. Os cientistas afirmaram que o
risco de desenvolver o problema foi
consideravelmente maior entre os homens que
consumiram de cinco a seis copos de
refrigerantes por semana.
Os refrigerantes dietéticos, no entanto, não
foram considerados maléficos pelos
especialistas, que também alertaram que o alto
consumo de suco de frutas ricas em frutose, como
maçã e laranja, pode desencadear a doença.
Eles acreditam que a frutose, um açúcar
encontrado em refrigerantes e algumas frutas,
seria responsável pela elevação de ácido úrico
no sangue, levando a um depósito de cristais de
sódio nas articulações, causa das dores.
Os cientistas esclareceram que outros fatores
associados à doença, como índice de massa
corporal, idade, pressão alta e consumo de
álcool não foram considerados no estudo.
|
|
|