|
|
|
|
|
Estudo liga consumo moderado de álcool a redução
de risco de artrite
Uma pesquisa realizada por cientistas suecos
sugere que tomar bebidas alcoólicas regularmente
reduz em até 50% os riscos de artrite reumatóide.
A equipe, da Universidade de Karolinska,
analisou 2.750 voluntários em dois estudos
separados.
Eles observaram que os que tomavam o equivalente
a cinco taças de vinho por semana tinham as
chances de desenvolver a doença reduzidas pela
metade.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune
caracterizada, principalmente, pela inflamação
das articulações.
Tabaco
Os pesquisadores avaliaram os fatores genéticos
e externos que poderiam contribuir para o
aparecimento da doença.
Os participantes responderam questionários sobre
seus estilos de vida e tiveram amostras do
sangue testadas para investigar os fatores
genéticos.
O coordenador do trabalho, Henrik Kallberg,
salientou que uma das descobertas mais
importantes foi a de que fumar contribui
significativamente para as chances de
desenvolver a artrite.
"No entanto, é importante saber que o consumo
moderado de álcool não causa danos e, em alguns
casos, pode ser benéfico", disse o pesquisador.
Estudos anteriores já haviam apontado a ligação
entre bebidas alcoólicas e redução de outros
processos inflamatórios, como doenças
cardiovasculares. A razão para isso, no entanto,
ainda não é evidente.
Os pesquisadores salientaram que o consumo
excessivo de álcool pode acarretar uma outra
gama de problemas de saúde.
A pesquisa foi publicada na revista
especializada "Annals of the Rheumatic Diseases".
|
|
|
|
|