|
|
|
|
|
Estudo sugere que café reduz problemas cardíacos
em mulheres
Uma pesquisa realizada por cientistas espanhóis
sugere que mulheres que tomam até três xícaras
de café por dia tem 25% menos chances de morrer
de doenças cardíacas.
A equipe de cientistas, da Universidade Autônoma
de Madri, na Espanha, verificou também que
consumir até seis xícaras da bebida por dia não
traz malefícios à saúde de homens e mulheres.
Os pesquisadores acompanharam o estado de saúde
e estilos de vida de 84 mil mulheres e 41 mil
homens durante 18 anos. Os benefícios do café
foram verificados claramente entre as mulheres,
mas os cientistas salientaram que a bebida não
trouxe malefícios aos homens.
Eles disseram não ter encontrado relações entre
mortes masculinas e o consumo do café. Os
cientistas não souberam explicar a ligação entre
a bebida e a redução no risco de mortes
femininas ligadas a doenças cardíacas, mas
disseram não acreditar que haja uma relação com
a cafeína.
Segundo os pesquisadores, muitas mulheres que só
tomavam café descafeinado também tiveram o risco
de morte diminuido.
A autora da pesquisa, Esther Lopez-Garcia, disse
que o "consumo do café não esteve ligado ao
aumento da mortalidade de homens e mulheres, mas
seus benefícios contra doenças cardíacas ainda
precisam ser investigados".
Os editores da publicação científica Annals of
Internal Medicine, onde o estudo foi divulgado,
disseram que os resultados devem ser tratados
com cautela porque algum outro fator comum entre
os consumidores do café pode ser a chave para
explicar a redução no risco de mortalidade.
|
|
|
|
|