|
"Junk food" causa um terço dos infartos, diz estudo
Dietas que abusam das frituras, dos salgadinhos e da carne
são responsáveis por cerca de 35% dos infartos do mundo,
disseram pesquisadores na segunda-feira.
» Casar com fumante eleva risco de infarto
» Anticoncepcional aumentaria risco de infarto e AVC
Um estudo em 52 países mostrou que a dieta "ocidental" - à
base de carne, ovos e "junk food" - torna as pessoas mais
propensas a infartos, em relação àquelas que comem mais
frutas e legumes.
Várias outras pesquisas já haviam apontado esse tipo de
alimentação como causa de doenças cardíacas e especialmente
infartos.
Entre fevereiro de 1999 e março de 2003, o médico Salim
Yusuf, da Universidade McMaster, de Ontário (Canadá), e seus
colegas investigaram os hábitos alimentares de mais de 16
mil pacientes, dos quais 5,7 mil haviam acabado de sofrer
seu primeiro infarto, e recolheram amostras de seu sangue.
Eles dividiram os voluntários em três grupos. "O primeiro
fator foi batizado de 'oriental', por causa da alta
participação do tofu e dos molhos de soja e outros",
escreveram eles no estudo, publicado na revista Circulation.
"O segundo fator foi batizado de 'ocidental', por causa da
alta participação de comidas fritas, salgadinhos e carne. O
terceiro fator dietário foi batizado de 'prudente', por
causa da alta participação de frutas e legumes".
Quem comia mais frutas e legumes tinha uma chance 30% menor
de infartos, em comparação com as pessoas que consumiam
pouco ou nada desses alimentos, segundo eles.
Quem abusava da dieta ocidental tinha um risco de infarto
35% superior ao de quem nunca ou raramente consumia frituras
e carne. Os consumidores da dieta oriental ficaram num
meio-termo.
As conclusões são importantes porque até agora não havia
provas de que a comida estivesse elevando o risco de
infartos. É que as dietas "ocidentais" poderiam estar
associadas a um tipo de vida mais rico em geral, no qual,
por exemplo, há mais sedentarismo.
Mas os pesquisadores dizem que os problemas cardíacos não
são mais uma quase-exclusividade dos ricos. "Aproximadamente
80% do ônus global das doenças cardiovasculares ocorre em
países de baixa e média renda", escreveram os pesquisadores.
A dieta rica em tofu pode ser neutra, em vez de proteger,
devido ao seu elevado teor de sódio, segundo eles. O sódio
pode provocar hipertensão, com a consequência de infartos e
derrames.
|