Consumo de refrigerante pode aumentar
pressão arterial
O consumo de refrigerantes e outras
bebidas com grande quantidade de açúcar traz risco de
aumento da pressão arterial, segundo afirma um estudo
realizado por especialistas americanos e britânicos.

A pesquisa, feita com 2,5 mil pessoas e publicada na
revista científica Hypertension, afirma que beber mais
de 355 ml diários de bebidas com gás ou sucos de fruta
contendo açúcar é o suficiente para desequilibrar a
pressão.
Embora o motivo exato desta relação entre pressão e
refrigerantes ainda não seja clara, os cientistas
acreditam que o excesso de açúcar no sangue prejudica o
tônus das veias sanguíneas e desequilibra os níveis de
sal no organismo.
Na pesquisa, os participantes - todos americanos e
britânicos, com idades entre 40 e 59 anos - anotaram o
que haviam comido nas 24 horas anteriores e fizeram um
exame de urina, além de terem medida a sua pressão
arterial.
De acordo com a pesquisa, para cada lata de bebida com
açúcar consumida por dia, os participantes tinham em
média uma alta de 1,6mmHg (milímetro de mercúrio) em sua
pressão sistólica (quando o coração se contrai e bombeia
sangue no corpo).
Já a pressão diastólica - quando o coração relaxa e
recebe o sangue do sistema circulatório - teve um
acréscimo de 0,8mmHg para cada lata de refrigerante ou
suco contendo açúcar bebido por dia.
Os cientistas descobriram que o consumo de açúcar era
maior entre aqueles que tomavam mais de uma bebida
açucarada por dia.
Além disto, segundo o estudo, os indivíduos que
consumiam mais de uma dose diária de refrigerantes e
bebidas açucaradas ingeriam em torno de 397 calorias a
mais por dia do que as pessoas que bebiam produtos sem
açúcar.
A entidade American Heart Association, sediada nos
Estados Unidos, recomenda que não se consuma mais do que
três latas de refrigerante de 355ml por semana.
Os cientistas também verificaram que, em geral, as
pessoas que consumiam muitas bebidas açucaradas tinham
dietas menos saudáveis e tinham uma tendência maior para
o sobrepeso.
No entanto, segundo o estudo, a ligação entre
refrigerantes e o aumento da pressão foi verificada nas
pessoas entrevistadas independentemente destes fatores.
Sal e açúcar
No estudo, a relação entre bebidas açucaradas e pressão
alta foi muito evidente em pessoas que consomem grandes
quantidades tanto de sal quanto de açúcar. Médicos
afirmam que o excesso de sal na dieta contribui para o
aumento da pressão arterial.
"É amplamente sabido que, se você tiver muito sal em sua
dieta, você terá mais chance de ter pressão alta", diz o
cientista responsável pelo estudo, Paul Elliott, da
Escola de Saúde Pública do Imperial College (Londres).
"Os resultados deste estudo sugerem que as pessoas
também devem ter cuidado com quanto açúcar consomem",
afirma.
A pressão alta é o maior fator de risco para doenças
cardiovasculares. Médicos estimam que uma pessoa com uma
pressão de 135mmHg por 85mmHg tem duas vezes mais chance
de ter um enfarte ou um derrame cerebral do que alguém
com 114mmHg por 75mmHg.
A entidade British Heart Foundation, com sede no Reino
Unido, afirma que mais estudos são necessários para
entender melhor a relação entre pressão arterial e
açúcar.
A nutricionista-chefe da fundação, Victoria Taylor, diz
que evitar o consumo em excesso de bebidas açucaradas é
o melhor caminho para impedir a obesidade, outro fator
de risco para doenças cardíacas.
Pedimos, por favor sua atenção;
Novo sistema de governo (inventado), é (Apolítico). Se
deseja um Brasil justo sem roubalheiras de políticos,
sem destruição do meio ambiente, de o seu apoio no site
abaixo.
http://sfbbrasil.org