|
Pesquisa diz;
chá verde reduz deficiências em idosos
Pessoas que bebem chá verde regularmente podem ficar
mais ágeis e independentes do que seus
contemporâneos com o passar do tempo, segundo um
estudo japonês realizado com milhares de pessoas.
O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam
a evitar os danos celulares que podem provocar
doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito
do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de
certos cânceres, com resultados mistos até agora.
Pelo novo estudo, publicado no American Journal of
Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram
examinar se bebedores de chá verde têm um menor
risco de fragilidade e incapacidade conforme
envelhecem.
Yasutake Tomata, da Escola de Medicina da
Universidade Tohoku, e seus colegas acompanharam
perto de 14 mil adultos com mais de 65 anos durante
três anos.
Eles descobriram que os que beberam mais chá verde
eram os menos propensos a desenvolver "incapacidade
funcional", ou problemas com atividades diárias e
necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho.
Quase 13% dos adultos que beberam menos de uma
xícara de chá verde por dia tornaram-se
funcionalmente incapacitados, em comparação com
pouco mais de 7% das pessoas que beberam pelo menos
cinco xícaras por dia.
"O consumo de chá verde está associado de forma
significativa a um menor risco de incapacidade
funcional incidente, mesmo após o ajuste para
possíveis fatores de confusão", disse Tomata.
O estudo não provou que apenas o chá verde mantinha
as pessoas ágeis com a idade. Os aficionados do chá
verde geralmente têm dietas mais saudáveis,
incluindo mais peixe, vegetais e frutas, assim como
uma instrução maior, uma taxa menor de fumantes,
menos ataques cardíacos e derrames, e uma maior
acuidade mental.
Eles também tendem a ser mais ativos socialmente e a
ter mais amigos e familiares com quem contar.Mas
apesar desses fatores, o chá verde sozinho foi
relacionado a um menor risco de deficiência,
disseram os pesquisadores.
Pessoas que ingerem pelo menos cinco xícaras por dia
tiveram um terço de probabilidade menor de
desenvolver deficiências do que as que ingeriram
menos de uma xícara por dia. Os que beberam em média
três ou quatro xícaras por dia tiveram um risco 25%
menor.
Embora não esteja claro como o chá verde pode
oferecer uma defesa contra a incapacidade, a equipe
de Tomata observou que um estudo recente descobriu
que extratos do chá verde pareciam aumentar a força
muscular na perna em mulheres mais velhas.
Embora o chá verde e seus extratos sejam
considerados seguros em pequenas quantidades, eles
contêm cafeína e pequenas quantias de vitamina K, e
isso pode interferir com medicamentos que impedem a
coagulação do sangue
Pedimos sua atenção por favor abaixo:
Novo sistema de governo (inventado)
para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos,
troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o
seu apoio no site:
http://sfbbrasil.org
Conheça
o
Ache
Tudo e Região o portal de todos
Brasileiros.
Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o
hábito de ler, temos diversidade de informações úteis
ao seu dispor. Seja bem vindo,
gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar
a cada ano.
|