Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Historia de Quaraí RS

 


A cidade de Quaraí foi criada no dia 8 de abril de 1875. O município de origem é Alegrete. O município tem origem e marca da cultura indígena. Nesta terra viveram Jaros, Guenoas, Minuanos e Charruas. A palavra Quaraí é uma composição de origem indígena que pode significar: "Rio das Pedras ou buracos", ou "das garças", ou ainda "Rio do Sol". Jarau, "Fogo da noite" na língua chaná identifica nosso município através da lenda "Salamanca do Jarau". Faz divisa com a cidade de Artigas, Uruguai, estando ligada a essa cidade irmã pela Ponte Internacional da Concórdia de 750 metros. A amizade entre as comunidades assinala uma fronteira livre que abriga famílias que se mesclam em convivio harmonioso. A cidade é banhada pelo Rio Quaraí. Em seu território está localizado o Cerro do Jarau (cratera com 5,5 quilômetros de diâmetro formada provavelmente por queda de meteóro há 117 milhões de anos) que é o cenário da lenda Salamanca do Jarau recolhida por João Simões Lopes Neto. É terra natal do compositor gaúcho Luís Meneses.

Criação
A ação diplomática do Tratado de Badajós assinado no ano de 1801, deu ao Rio Grande do Sul o atual território, estabelecendo o rio Quaraí como limite. Para efetivar a ação iniciou-se no ano de 1814, a doação de sesmarias e, consequentemente o surgimento das primeiras estâncias.

A área entre os rios Arapeí e Quaraí era o reduto de concentração das tropas orientais e para impedir a ação republicana de Gervásio Artigas foi determinado pelo império a instalação de uma guamição militar no ano de 1816, sob o comando de José de Abreu, que deu origem ao povoamento urbano nos campos do sesmeiro João Batista de Castilhos.

 

Topo