Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  COBRA CEGA  
Salamandra Alpina
   
 



Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla - primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas.

Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea. Respira o ar com um pulmão só. Respira também pela pele que é úmida e coberta de muco.


(Foto: Giselda Person / TG)

A cobra cega é venenosa

Embora ela não seja peçonhenta, pois se trata de um anfíbio e não de um réptil, seu muco e as bactérias que tem em sua boca podem causar diversos sintomas incômodos, como dor, dormência, vermelhidão, inchaço, febre, sensação de queimação, transmissão de tétano, infecções secundárias entre outras. Nos animais podem causar paralisia, nunca mate estes animais, eles são de máxima utilidade em seu meio ambiente, caso tenha que pega-la na mão, que seja perto do pescoço, não a aperte jamais, use luvas.

Todos os anfíbios ápodes (sem pernas) recebem o nome de cecília. Existem aproximadamente 55 espécies. Todas elas possuem o corpo comprido, muito fino e de forma cilíndrica. As espécies mais longas que medem cerca de 90 cm, têm pouco mais de 2 cm de diâmetro.

Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar.

 

Vivem em redes de túneis a 90 cm ou mais de profundidade, alimentando-se de moluscos, vermes e até cobras pequenas. Engolem a presa inteira e sabe-se de casos em que se comem uns aos outros. Possuem um tentáculo protrátil muito sensível entre o olho e a narina.

A despeito dessa palavra ser uma designação comum a serpentes (Typhlopidae e Leptotyphlopidae) e a anfisbenas Amphisbaenidae, o nome cobra-cega normalmente é reservado pelos zoólogos de língua portuguesa (particularmente os brasileiros) aos anfíbios da Ordem Gymnophiona (gimnofionos ou cecílias). Às anfisbenas dão o nome de cobras-de-duas-cabeças, já que, para uma olhada rápida, cabeça e cauda são muito semelhantes.

FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Gymnophiona (Apoda)
FAMÍLIA: Caecilidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até pouco menos de 1 m
Boca dentada
Alguns com escamas mesotérmicas implantadas na pele 
 





  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel