GEOGRAFIA DE GUANAMBI  
Retorno  
   

 

Localização
O município de Guanambi está distante 796 km de Salvador, sendo interligado à capital pela BR-030, BA-262 e BR-324, 45 km de Caetité e 43 km de Palmas de Monte Alto pela BR-030, 33 km de Pindaí pela BR-122 e 29 km de Candiba, pela BA-262, representando assim, uma forte influência nas áreas comercial.

Aniversário 14 de agosto
Fundação 1919
Gentílico guanambiense
Localização de Guanambi no Brasil
14° 13' 22" S 42° 46' 51" O
Unidade federativa Bahia
Mesorregião Centro-Sul Baiano
Microrregião Guanambi
Municípios limítrofes Caetité, Igaporã, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras
Distância até a capital 796 km
Características geográficas
Área 1 301,799 km²
Densidade 60,53 hab./km²
Altitude 525 m
Clima semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,701 médio PNUD/2000
PIB R$ 462 690,861 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 5 842,79 IBGE/2008

Brasão de Guanambi

Bandeira de Guanambi

Limita-se com os seguintes Municípios:
NORTE : Igaporã, Caetité, Matina;
SUL : Candiba, Sebastião Laranjeiras;
LESTE : Pindaí e Caetité;
OESTE : Palmas de Monte Alto.

Economia

Cidade-pólo do extenso e populoso estado da Bahia, Guanambi no despertar das últimas décadas se tornou um médio centro comercial na região, com uma população de quase oitenta mil habitantes (segundo a projeção do IBGE/2009) a cidade chama um pouco de atenção também devido aos seus diversos estabelecimentos de ensino que concentra pessoas do país inteiro.


A cidade de Guanambi como já se foi dito acima, na década de 80 se tornou um médio pólo comercial e agrícola sendo que em 1985, foi destaque com a maior área de plantio do Estado da Bahia, que atingiu a marca de 7.576 toneladas. Milhares de trabalhadores impulsionados pela grande colheita vieram para Guanambi em busca de uma vida mais digna, muitos conseguiram, mas a maioria caiu na fila da miséria, como mostra a obra de ficção do escritor guanambiense Juarez Elcino. No decorrer da década de 80, a cidade passa por uma forte crise impulsionada pela queda na produção do algodão devido ao surgimento de pragas na lavoura algodoeira do município. A cidade que até então era conhecida como a –Capital do algodão- cai no esquecimento. Porém, Guanambi, a partir do final da década de 90, vem evoluindo e atrai a cada dia mais pessoas. O plantio de algodão voltou a crescer, e desta vez indústrias, terminal rodoviário, aeroporto e universidades estaduais e particulares também vem ajudando no desenvolvimento da cidade.


A cidade possui cinco agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste e Itaú).
Em relação às festas populares, Guanambi segue sua rotina com tradição no São João, aonde se instala na Avenida Santos Dumont mais precisamente na Praça do Feijão o Forró do Gurutuba, assim modificando a cada ano a praça e a deixando a caráter para o São João, e fica no clima assim de 3 semanas a um mês. Chegando as festas de fim de ano, a mesma praça sofre mutações, sendo unida com a praça vizinha , a Praça da Prefeitura, surgindo uma só; Ali é instalado sempre um belo presépio que é muito bem feito, detalhado e iluminado,com uma estrutura impressionante, aonde já surgiu varias reportagens sobre ele, saindo na tv em rede nacional, ex: Programa do Jô, em sua abertura a imagem da praça em véspera natalina.

Eventos constantes de menores espaços de tempo mas sempre constantes, divertidos e freqüentados existem e fazem a rotina da cidade e região. Existe desde 1990 o passeio ciclistico, que é um evento para ciclistas de grande tradição na cidade, celebrado todo ano no dia 1º de Maio, dia do trabalhador, é um dos maiores passeios ciclisticos do Brasil, aonde veio a ter seu ápce em 2008,sendo neste ano o maior do Brasil, tendo presentes mais de 12 mil bicicletas, no percurso do maior evento do Brasil nesta modalidade. Da Praça Henrique Pereira Donato até a chegada no Parque de Exposições Gercino Coelho, que mesmo em obras comportou perfeitamente o evento, os mais variados modelos e arranjos sobre duas e até quatro rodas, formavam um colorido raro, até bicicleta protestando contra a dengue, algumas equipadas com sons. O Presidente do Rotary Club de Guanambi, Sandro Regis Cotrim, se mostrando incansável acompanhou todas atividades junto com toda equipe do Rotary Clube de Guanambi que compreceram no evento. Durante o evento no Parque de Exposições Gercino Coelho, Para animar o grande público cerca de mais de 18 mil pessoas que lotou o Parque, shows de nível como Rasta Chinela, Banda Guanasamba, Léo do Forró e demais artistas regionais além de sorteios de brindes.


Com tradição na cidade tem a festa da camiseta em Guanambi, celebrada desde 1995 todos os anos sempre no fim de semana entre o natal e o reveillon. Uma festa sempre realizada em lugares fechados,com predominância no Clube de Campo de Guanambi, com presença de grandes bandas do Brasil, com a maioria delas bandas baianas. A festa tem vários ambientes espalhados pela área que se celebra a festa, tendo Tenda Eletrônica, Tenda de Forró, no salão a Área do Pop Rock, som de mpb com voz e violão,e diversificando outros ambientes a cada ano, tendo sorteios e muita música e exposição de artes ou novidades durante o evento.
No Carnaval, não existe tradição de festas profanas na cidade, assim sendo que a população sempre viaja para outras cidades para comemora-lo. Porem existe um retiro religioso de carnaval na cidade de tradição, organizado pela Igreja Católica, mais precisamente pela Paróquia de Santo Antônio, localizada no Centro Comunitário Betânia,tendo duração de 4 dias e atraindo vários fieis de todo o Brasil.


Dentre as inúmeras festas e eventos localizados na cidade de fama de ter as mais belas mulheres em proporção do Brasil, tem também a Festa à Fantasia organizada sempre em Janeiro, o Halloween, tendo também muitos eventos esportivos como o campeonato municipal de futebol, e um time profissional que disputa a segunda divisão do campeonato baiano, o GAC, Guanambi Atlético Clube, constando também vários eventos organizados pelas faculdades locais como de praxe a Gincana FG, com perspectiva de muito sucesso. Para finalizar cito o Reveillon, que além de festas bem feitas em clubes e casas particulares, existe uma grande estrutura programada e aproveitada pelos moradores e turistas todos os anos.

Coordenadas Geográficas


14º 13’ 30’’ de latitude sul e 42º 46’ 53’’ de longitude W.Gr. A altitude da sede municipal é de 525 metros, em relação ao nível do mar. Sua área é de 1.292 Km2 . O clima é quente e bastante salubre. A temperatura da sede do município apresentou, nos últimos anos, uma média de 25 graus centígrados.

O território de Guanambi é pouco acidentado. Possui desníveis isolados, como o contraforte das serras do Espinhaço, que o limita com o município de Caetité. É atravessado pelo Rio Carnaíba de Dentro, tendo como afluentes os riachos: Rega Pé, Sacouto, Belém, Porco Magro, e Muquém. Os rios e os riachos não são perenes, correndo apenas durante as estações chuvosas.

Seu relevo é caracterizado pela presença de Pediplano Sertanejo, dos Patamares Orientais e Ocidentais do Espinhaço, das superfícies dos Gerais e do Planalto do Espinhaço.

Observa-se a presença da bacia hidrográfica do rio São Francisco; além deste existem o Rio Carnaíba de Dentro, do açude Ceraíma e das represas de Mutans e Morrinhos.


Riquezas Naturais:


O tipo de solo verificado (Podzólico Vermelho-amarelo Distrófico, Planossolo Solódico Eutrófico, Podzólico Vermelho-amarelo Eutrófico, Cambissolo Eutrófico, Latossolo Vermelho-amarelo Distrófico, solos Litólicos Eutróficos ), proporciona uma aptidão regular para lavouras, silvicultura, bem como pastagem natural. Também conhecido como Zona Fisiográfica da Serra Geral, é totalmente abrangido pelo polígono da seca. Situa-se na bacia do São Francisco e se limita com os municípios de Igaporã, Caetité, Pindaí, Candiba, Sebastião Laranjeiras, e Palmas de Monte Alto. São conhecidos dois minérios naturais no Município, Cristal de Rocha e Vermiculita, porém, até então nenhum deles foram explorados comercialmente. 

Referências

a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel