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  HISTORIA DE PARK WAY  
   


A região foi incluída no plano urbanístico de Brasília em uma das suas últimas alterações entre 1957 e 58, registrada em cartório em 1961 pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek, em seu memorial considerando como data magma de aniversário da cidade o dia 13 de março.

Até então, a cidade era chamada de Mansões Sub-urbanas Park Way, concebida para ser implantada por partes, com áreas destinadas ao uso exclusivamente residencial, que anteriormente a 2003 era um bairro pertencente ao Núcleo Bandeirante, cidade esta, criada para fins comerciais e recreativos para os candangos, pioneiros responsáveis pela construção da nova Capital Brasília.

A região onde hoje é o Park Way começou a ser habitada após a construção de Brasília e ao longo da formação da capital federal. Na década de 1990, o Park Way se tornou uma boa opção para a classe média e principalmente àqueles que tinham interesse em morar em casas de bom tamanho com lotes de 2500 metros quadrados.

O contato com a natureza, o silêncio e o acesso livre e fácil a todo DF eram também fatores positivos. No entanto, com o tempo e rápido crescimento do bairro, a especulação imobiliária não foi acompanhada de investimentos do governo em infraestrutura e oferta de serviços públicos. Hoje, a falta de segurança e a degradação ambiental são um dos principais problemas dessa região administrativa.

É dividido em quadras que vão da número 01 à 29. A maior quadra é a de número 26. Possui uma localização privilegiada, próximo aos principais centros comerciais de Brasília e ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Composto basicamente por condomínios fechados horizontais, grandes mansões e casas. Não possui uma área comercial própria, sendo a mais próxima a do Núcleo Bandeirante.

Os decretos nº 14932/93 e 18910/97 permitiram o fracionamento das mansões, lote original de 20000 metros quadrados em até 8 frações de 2.500 metros quadrados de área total cada uma. Abriga diversas reservas naturais com vegetação típica do cerrado, entre elas a da UnB, Aeronáutica, Marinha e do IBGE.

O Park Way possui atrativos turísticos e culturais, edificações e monumentos tombados, patrimônios históricos que resgatam a história dos candangos e a história da construção da nova Capital Federal, Brasília. Dentre eles se destacam o Catetinho e o Museu Vivo da Memória Candanga. Na área de educação, atualmente existem três escolas públicas dentro da circunscrição Park Way que atendem a crianças e jovens da cidade e das cidades adjacentes.

Um dos principais pontos de acesso é a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Via EPIA), continuação da BR-040. Uma linha ferroviária que liga o Distrito Federal à Goiás, Minas Gerais e São Paulo passa pelo Park Way.

A preocupação com crescimento demográfico da cidade, que hoje ultrapassa 25 000 habitantes, justifica a criação da Lei 3255 de 29 de dezembro de 2003, que institui uma unidade administrativa com personalidade própria para o Park Way.

Referencia:
Wikipédia
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