Home
 
Pesquisa
 
Úteis
 
Natureza
 
Recicle
 
Astro
 
Cidades
 
Árvores
 
Dinos
 
Noticias
 
Anuncie
 
Fale

NOTICIAS






A histamina e as alergias

A histamina, uma substância química presente em algumas células do corpo, causa muitos dos sintomas das alergias, como coriza ou espirros. Isto é devido a uma reação do sistema imunológico para se defender. A histamina então age nos olhos, nariz, garganta, pulmões, pele ou intestinos de uma pessoa, causando os sintomas incômodos que já conhecemos.

Alguns alimentos estimulam a liberação de histamina em nosso organismo como reação de defesa do sistema imunológico.

Confira a lista e evite, temporariamente, o consumo destes alimentos. Clique na seta das imagens para avançar.


Berinjela

Entre os vegetais que podem acentuar esses sintomas está a berinjela, que é rica em histamina. Em vez disso, você pode comer, por exemplo, chuchu ou batata, que também têm uma consistência adequada para os pratos que você geralmente faria com a berinjela.

Fermentados


Embora os alimentos fermentados tragam muitos benefícios ao nosso organismo, incluindo a manutenção saudável da flora intestinal, se você estiver passando por um episódio de alergia, é melhor evitá-los. Em vez de chucrute ou kimchi, você pode ter repolho temperado ou refogado (não fermentado) e trocar o kombucha por um chá de ervas ou infusão.


Tomates

Um vegetal versátil, fresco e saboroso que infelizmente também é rico em histamina. Se procura uma alternativa para as suas saladas, pode optar pelo pepino. Em termos de molhos, você pode usar pesto caseiro, suco de limão e ervas frescas para dar sabor aos seus pratos.


Feijão Favas

As leguminosas são ricas em proteínas, fibras solúveis, vitaminas e minerais, mas também podem exacerbar os sintomas de alergia. Nesse caso, você pode reduzir temporariamente seu consumo, ou optar por comer mais vegetais como brócolis, batata, couve-flor e complementar com nozes e sementes.


Abacate

O abacate é rico em histamina, mas felizmente pode ser substituído em algumas de suas preparações (principalmente se você o usar como acompanhamento). Troque a torrada de abacate por manteiga (que é muito saudável se consumida na porção certa).


Espinafre

Da mesma forma, você pode trocar o espinafre fresco em sua salada por rúcula e alface de vários tipos.

Champignons

Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras a cogumelos e setas. Caso detecte que este é o seu caso, limite o seu consumo temporariamente.

Alimentos em salmora

O processo de fermentação da preparação em salmoura aumenta a quantidade de histamina na comida (embora seja saudável comer). Por enquanto você pode trocá-los por azeitonas ou preparar picles frescos com um pouco de sal e limão.


Queijos azuis

Este tipo de queijo com sabor adstringente não é recomendado para pessoas que sofrem de alergias. É uma pena pelo seu bom gosto, mas por enquanto, é melhor evitá-lo.

Queijos frescos

Infelizmente, queijos frescos, queijo cottage, queijos de cozinha ralados (e praticamente todos os produtos lácteos) podem piorar os sintomas da alergia. Isso porque, além da histamina, eles promovem a secreção de muco no corpo, o que lhe trará mais catarro e muco.

Yogurte

O mesmo vale para o iogurte, que é melhor se for trocado temporariamente por uma alternativa à base de plantas. Claro, se você sentir que sua sensibilidade não está muito afetada, pode consumi-lo com moderação e aproveitar seus benefícios.


Leite


Apesar de ser um alimento nutritivo, o leite pode cair mal em certos casos, como alergias ou doenças estomacais. Durante estes episódios, é melhor suspender temporariamente o seu consumo e optar por uma bebida vegetal (exceto de arroz e soja).

Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas que contém mais histamina, por isso é melhor trocá-lo por frutas cítricas, maracujá ou banana.


Morango

Da mesma forma, é melhor evitar morangos e comer outros tipos de frutas.


Suco e Frutas

Mesmo que sejam caseiros e feitos na hora, os sucos de frutas aumentam a quantidade de histamina em seu corpo, acentuando assim todos os sintomas de alergia. Opte por chás e infusões de ervas para beber pela manhã.


Pratos preparados no dia anterior

Se você deixar seus pratos preparados fora da geladeira por muito tempo, eles desenvolverão mais histamina, o que os tornará piores para você no dia seguinte. Além disso, manter os alimentos do lado de fora aumenta as chances de contaminação cruzada e crescimento de bactérias. Idealmente, armazene-os em um tupperware depois de comer e espere até que estejam em temperatura ambiente antes de guardá-los.


Lentilhas

Assim como os feijões, as lentilhas podem piorar os sintomas de alergia. Se você não é vegetariano, pode obter proteínas de carnes brancas magras.

Mariscos

Os mariscos são um alimento delicado para pessoas com intolerâncias ou alergias alimentares, pois podem piorar os sintomas e são mais difíceis de digerir. Sem contar que a má preparação pode nos trazer problemas digestivos e até intoxicações.

Pescado em conserva

Se você quiser cuidar dos seus níveis de histamina, é melhor optar por peixes frescos do que os enlatados, pois eles desenvolvem uma quantidade maior de histamina.


Atum

O atum e a sardinha também fazem parte dos peixes a evitar, temporariamente.

Cerveja

Em caso de desconforto ou problemas de saúde, o álcool é uma das coisas que devemos eliminar primeiro, pois não é essencial e porque pode piorar os sintomas. Então diga adeus à cerveja e aproveite para perder uns quilinhos devido ao menor consumo de calorias.

Vinhos

Todos os vinhos (brancos, tintos, espumantes) são ricos em histamina. Troque-os por chás e você descobrirá uma nova paixão por essas folhas antigas e repletas de antioxidantes.

Aliementos enlatados e processados

Não é nenhum mistério que quanto mais corantes e conservantes você puder evitar, melhor. O corpo é sensível a esses tipos de produtos químicos, e é por isso que eles podem estar aumentando suas alergias sem você perceber.

Chocolate

Más notícias para os amantes de chocolate: este delicioso ingrediente não é amigo de suas alergias. Você pode trocá-lo por nozes e sementes torradas para aliviar seu desejo.

Presuntos e embutidos

Presunto cozido, salame, chouriço e outras charcutarias são ricas em histamina. O melhor, por enquanto, será trocá-los por peito de frango ou peru, que também ficam bons frios, como aperitivo ou em saladas.

Canela

A canela é muito boa para a saúde, mas pode piorar os sintomas de alergia. Da mesma forma, recomenda-se evitar a noz-moscada até que sua saúde melhore.

Curry, cominho e pimenta

Especiarias como curry e cominho, assim como páprica (e pimentas em geral) estimulam a liberação de histamina. No entanto, isso não significa que você deva comer pratos sem graça, pois você pode usar açafrão, gengibre e, claro, ervas frescas.


Presunto cru

Assim como o resto das salsichas, é melhor evitar o presunto cru (tipo Serrano, Parma...) temporariamente se quiser reduzir os sintomas de suas alergias.Assim como o resto das salsichas, é melhor evitar o presunto cru (tipo Serrano, Parma...) temporariamente se quiser reduzir os sintomas de suas alergias.


Salcichas

As salsichas e linguiças costumam ser muito ricas em nitritos, entre outras coisas (especialmente as de baixa qualidade), por isso é melhor consumir outro tipo de carne, como cordeiro, coelho ou vitela ou opte por salsichas caseiras, sem adição de produtos estranhos!

Vinagre

Vinagre, molho de soja, ketchup, curry e mostarda são proibidos em uma dieta baixa em histamina. No entanto, você pode usar orégano, manjericão, açafrão, hortelã para cozinhar ou temperar suas saladas.

MSN



 


Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região] Todos os direitos reservado. Revisado em: 25 janeiro, 2024