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INFRAESTRUTURA
RIO DE JANEIRO
BRASIL




ECONOMIA

Segunda cidade em importância econômica do país, o Rio de Janeiro abriga instituições financeiras influentes, onde opera o mais importante banco nacional de investimentos, o BNDES; 50 das maiores empresas privadas do Brasil: a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, a Gillette, a Unisys, a Embratel. Considerada a capital brasileira do petróleo reúne, além, da agência nacional reguladora, a Petrobras, Shell, Exxon e Texaco. É no conjunto da economia que o Rio apresenta sua característica de metrópole global, cidade de serviços, centro do comércio nacional, celeiro de inovação tecnológica, com empresas de pequeno, médio e grande portes e forte mercado consumidor.

Turismo e informática são duas vocações em franca expansão. Os milhões de turistas que visitam anualmente o Rio, encontram na cidade uma sólida e confortável rede hoteleira.

Na Informática o Rio é o segundo mercado brasileiro. Cerca de quatro mil empresas desenvolvem software na cidade, são empresas que crescem anualmente a taxas superiores a 15%.

Na administração municipal, o Rio tem receita própria, o que garante à cidade boa margem de autonomia em relação às políticas tributárias do Estado e da União. A cidade tem um PIB de R$61,6 bilhões e é a segunda maior arrecadadora de impostos de todos os municípios brasileiros.

Esta é a economia da grande metrópole que é o Rio de Janeiro.


INFRA-ESTRUTURA

A população do Rio de Janeiro é, de acordo com o censo de 2000, 100% urbana, possuindo um total de 5.848.914 habitantes. Este é um elemento que marca há décadas o perfil do município que tinha um total de 5.552.538 habitantes, segundo a contagem de 1996.


Essa característica faz com que a infra-estrutura urbana seja bastante razoável em alguns aspectos: na rede de água canalizada, na iluminação pública, no escoamento sanitário. Além disso, a cidade dispõe de gás canalizado, especialmente em sua região central. De um total de cerca 1.710.000 domicílios mais 300.000 em favelas, 95% tem água canalizada e 69% é atendido com rede de esgoto.

O serviço de limpeza pública e remoção de lixo é realizado pela COMLURB - Companhia Municipal de Limpeza Urbana e a coleta domiciliar atende a 96% das unidades habitacionais e comerciais.

 

TRANSPORTE

Na área de transportes, a cidade é bem servida em suas ligações externas. Vias expressas, largas avenidas, túneis, pontes, viadutos servem ao tráfego de veículos sempre intenso. Automóveis, ônibus, táxis, metrô, trens, barcas e até bondes garantem a locomoção da população.

O fluxo do trânsito nas cerca de 19.400 ruas da cidade é assegurado pela Companhia de Engenharia de Tráfego que trabalha com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Estado. A circulação de veículos é monitorada, nas principais vias, por câmeras de vídeo, ligadas à Central de Controle de Tráfego por Área, capacitada a realizar alterações, em tempo real, na sinalização dos semáforos.

As vias expressas: Linha Vermelha, com 21,4km de extensão, liga o Centro da cidade à Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense e o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim à zonal sul, através do Túnel Rebouças. Por ela circulam, diariamente cerca de 160 mil veículos; a Via Light, com 10,8km é a opção que aproxima o vizinho município de Nova Iguaçu ao subúrbio carioca da Pavuna e a Linha Amarela, arrojada obra de engenharia, reduziu, a menos de meia hora, o percurso de automóvel, entre a Barra da Tijuca e a Baixada Fluminense. Ao longo de seus 25km, que ligam a zona oeste à zona norte, encontram-se viadutos, pontes, passarelas, praças e os túneis da Covanca. Esta via expressa desafogou a Avenida Brasil, aliviou a Avenida das Américas, a Auto-Estrada Lagoa-Barra e a própria Linha Vermelha. O ônibus é o meio de transporte utilizado por 77% da população do Rio de Janeiro e conta com 49 empresas, que operam 449 linhas regulares, com uma frota de mais de oito mil veículos. Outros 899 ônibus ligam o Centro a diversos bairros da cidade, em 88 linhas especiais.

O metrô do Rio é pequeno e foi recentemente privatizado sob regime de concessão e opera apenas com duas linhas, por onde trafegam 26 trens para transportar diariamente, em média, 400 mil passageiros. Automóveis e táxis são responsáveis por 14% do transporte da cidade. No Rio de Janeiro circulam perto de 20 mil táxis regulares, quase todos com ar refrigerado. A maioria das 17 cooperativas e 54 associações de taxistas atende a chamados por telefone.

Os trens suburbanos, importante meio de transporte dos moradores da zona norte e região metropolitana, são operados pela concessionária privada SuperVia, com um movimento diário médio de 240 mil passageiros. Trafegam por uma malha que alcança outros nove municípios: Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e Paracambi.

Cerca de 1% da população do Rio de Janeiro viaja pelas águas da Baía de Guanabara, no percurso entre o Rio e as ilhas de Paquetá e do Governador e a cidade de Niterói. O transporte pela baía é feito por barcas, aerobarcos e catamarãs.

AEROPORTOS

Dois principais aeroportos garantem o tráfego aéreo: o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, recentemente duplicado, e o Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade, para vôos domésticos. Ônibus de linhas regulares e especiais, táxis comuns e cooperativados facilitam o acesso ao aeroporto internacional, que opera vôos para 24 cidades brasileiras e 85 do exterior, por intermédio das principais companhias aéreas do mundo. Moderno, seguro, bem equipado, o Aeroporto Antônio Carlos Jobim, com dois terminais de passageiros e um de carga, é o principal portão de entrada de turistas que chegam ao Brasil. Oferece uma infra-estrutura comercial com amplo estacionamento 24 horas, lojas, restaurantes, lanchonetes, hotel, dutyfree e agências para câmbio.

O Aeroporto Santos Dumont localiza-se no Centro da cidade e a menos de 20 minutos da rede hoteleira da zona sul. Táxis e ônibus especiais estão disponíveis para percorrer qualquer trajeto.

Das pistas do Santos Dumont pousam e decolam os vôos domésticos, ligando o Rio a diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O maior movimento é para o trecho Rio-São Paulo, onde operam as companhias aéreas Varig, Vasp, Transbrasil e Tam, com vôos a cada 30 minutos, intervalo que cai nos horários de pico.

PORTOS

O Porto do Rio de Janeiro, localizado no Centro, tem um bom número de paradas de transatlânticos que incrementam o turismo da cidade. Além disso possui armazéns e terminais para petróleo e produtos petroquímicos, que movimentam cerca de 14 milhões de toneladas/ano de mercadorias, entre importações e exportações.

O Porto de Sepetiba, na região sudoeste da cidade contribui para dotar o Rio de infra-estrutura decisiva à competitividade econômica, podendo receber embarcações de até 150 mil toneladas.

 

RODOVIAS

O Rio alcança as grandes cidades do país e algumas da América do Sul, por rodovias nacionais. A mais importante das rodovias nacionais é a BR-116, a Presidente Dutra, que liga a cidade a São Paulo e de lá, à região sul e aos países do Mercosul. Aberta em 1928, tem 402km de extensão, sendo 171km no Rio de Janeiro. A BR-101, litorânea, passa pelo Rio de Janeiro e se estende desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Há ainda a BR-40, que leva a Belo Horizonte e Brasília e a Rio-Bahia, continuação da BR-116. O acesso ao interior do estado é feito ainda por rodovias estaduais. Do Terminal Rodoviário Novo Rio, partem e chegam, diariamente, mais de 1.600 ônibus que se utilizam dessas estradas.

 

SAÚDE

Na área de saúde, o Rio de Janeiro conta com hospitais públicos e unidades parahospitalares. O SUS - Sistema Unificado de saúde, opera com uma rede pública de 89 unidades hospitalares, entre municipais, federais, estaduais, privados e outros, perfazendo um total de aproximadamente 15.000 leitos.

 

EDUCAÇÃO

O índice de alfabetização é o mais alto do país e superior a 95%.

A rede pública municipal de educação possui 1029 escolas, com 700 mil alunos e 30mil professores.

O ensino fundamental municipal, com mais de mil escolas, 31 mil professores e 678 mil alunos é o maior da América Latina e, conta ainda, com 101 escolas estaduais, 13 federais e 114 particulares. O sistema público de ensino médio, mantido pelo governo estadual, conta com 182 estabelecimentos, acrescido de 11 federais . A este somam-se 405 estabelecimentos particulares. Já o ensino supletivo, também estadual, possui 175 escolas, mais uma federal e 112 particulares. O Rio de Janeiro é dotado de instituições de ensino profissionalizante, Senai, com 10 estabelecimentos e Senac, com 27 estabelecimentos e uma escola de circo, a única do país. Tudo isso juntando-se ao conjunto de ensino superior, formado por seis universidades públicas e 50 escolas privadas de nível superior, além de 62 instituições de pesquisa e desenvolvimento e centros de excelência, cursos de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado fazem do Rio de Janeiro o maior centro tecnológico e educacional do Brasil.

A tradição do Rio de Janeiro no campo educacional remonta ao período de fundação da cidade, com a criação, na segunda metade do século XVI, do Colégio dos Jesuítas, no Morro do Castelo, o Colégio Santo Inácio, que hoje funciona no bairro de Botafogo. Entre as instituições centenárias que desempenham papel significativo na formação educacional destacam-se o Colégio Militar, o Colégio Pedro II, o Instituto de Educação. Outros estabelecimentos de ensino com larga tradição são o Instituto Nacional de Educação de Surdos, o Instituto Benjamim Constant, pioneiro no ensino a portadores de deficiência visual e a Escola de Música, a primeira criada no país. No segmento de ensino superior público, o Rio reúne a Universidade Federal, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, incluindo instituições militares tais como o Instituto Militar de Engenharia, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e a Escola Superior de Guerra.

Dentre os centros de conhecimento avançado de renome, no Brasil e no exterior, estão a Fundação Oswaldo Cruz, no campo da medicina e da biologia; o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, na ciência política e na sociologia; a Fundação Getúlio Vargas, em economia e administração; o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Laboratório de Informática da Pontifícia Universidade Católica e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.


SEGURANÇA

O Rio possui um contingente de aproximadamente 6.000 profissionais que compõe a Guarda Municipal, atuando na proteção de bens, instalações e serviços e visando o controle da qualidade de vida da cidade. A GM-RIO também, mantém o Grupo de Apoio ao Turista que, além de atender ao visitante, seus componentes, distribuídos em 16 inspetorias, dão apoio à população de toda a cidade.

Nas Polícias Civil e Militar, a cidade conta com batalhões de Polícia Militar e Destacamentos de Policiamento Ostensivo, delegacias de polícia, penitenciárias e presídios.

 

OUTROS SERVIÇOS

O Rio de Janeiro é detentor de um sem número de agências e postos de correio, telefonia fixa e celular e um Teleporto - empreendimento administrado pela Prefeitura do Rio e operacionalizado pela Embratel e Telemar com equipamentos de computação e telecomunicação de ponta, conectados com o mundo 24 horas por dia. Através do Teleporto, empresas, profissionais liberais, universidades e demais setores de pesquisa podem transmitir e captar, em tempo recorde a mais variada gama de informações tendo como meios as transmissões de dados, voz e imagem.

O comércio da cidade é variado da zona sul a zona norte. No Centro, em Copacabana, Ipanema e Leblon, áreas de maior movimentação turística, oferece oportunidades de compras a preços convidativos, sendo que Ipanema e Leblon são voltados mais para as grifes famosas com ofertas cotadas pelo dólar americano, portanto os valores das mercadorias são bem mais elevados. Em Copacabana o comércio é tão popular quanto o bairro. De jóias finas a bijuterias, de pronta-entrega a grifes, Copacabana tem de tudo. Brasileiro ou estrangeiro, quem visita o Rio encontra opções para comprar todo o tipo de produto.

No entanto, o comércio carioca apostou mesmo na construção de shopping centers, dos quais o bairro da Barra da Tijuca é o maior detentor. Nos shoppings, em geral, encontram-se lojas de decoração, moda, livros, discos, souvenirs, grifes internacionais e famosas marcas brasileiras, que fazem um show de moda para todos os gostos. Um típico shopping do Rio tem, também, praças de alimentação, teatros, cinemas, espaços para shows e um mundo de atrações para o lazer do visitante.

 


Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1).


  Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.
 


 


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