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Historia da Gurgel

 
 

O engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. natural de Franca, fundou a fábrica em Rio Claro às margens da Rodovia Washington Luís em 1969. Sua carreira foi marcada pela busca do desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais, utilizando capital igualmente nacional. Característica marcante nos veículos fabricados por sua empresa eram as suas carrocerias de fibra de vidro. A partir de 1972, passou a se dedicar à produção de veículos especiais. Após 1975, começaram a ser produzidos os primeiros veículos utilitários, tipo fora de estrada, da marca Gurgel, marca que em 1981 lançou o primeiro veículo elétrico da América Latina, o Itaipu E-500. Idealizador do primeiro e, até hoje, único carro genuinamente brasileiro: o BR-800. Gurgel era contrário ao uso do álcool de cana-de-açúcar como combustível. Ainda assim produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande maioria, os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo ele, a terra deve produzir alimentos, e não combustíveis. Infelizmente, a Gurgel acabou fechando as portas no final de 1994, por questões financeiras e derrotada pelas grandes multinacionais.

Emerson Augusto

Entre os ditos populares, há quem diga que todo homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Para se sentir realizado, o empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi mais além. Transformou em realidade o sonho de construir um carro brasileiro.

No mundo, há pessoas que simplesmente interpretam o papel de coadjuvantes. Por outro lado, existem aquelas que nascem para escrever a história, quebrar paradigmas e. desta forma, encontrar a eternidade mesmo em vida. 0 trabalho de Gurgel em Rio Claro motiva, até os dias de hoje. os apaixonados por automóveis de norte a sul do país.

Após 39 anos da fundação da Gurgel* Motores S/A. a marca mostra a sua força através de pessoas que contam com veículos de modelos variados, grupos que se encontram periodicamente para trocar informações sobre peças de reposição e realizar passeios.

Entre eles está o Clube Gurgel Guerreiro, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir proprietários e admiradores dos jipes da marca Gurgel. visando principalmente a realização de aventuras no fora de estrada, assim como agir na proteção ao meio ambiente.

Criado em julho de 2001, o Gurgel Guerreiro tem na presidência, atualmente. Fábio Evangelista. "Contamos com mais de 900 amigos espalhados pelo país. entre eles rio-clarenses". comenta. As reuniões do clube acontecem toda primeira quinta-feira do mês na,

Praça Charles Miller. em frente ao Estádio do Pacaembu. em São Paulo.

"Nesses dias, organizamos passeios e conversamos muito sobre os locais onde se podem encontrar peças de reposição para os carros da Gurgel. Em fevereiro, época carnavalesca, realizamos um grande evento em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo", enfatiza.

Assessor de imprensa da Gurgel Motores por seis anos. o publicitário José Afonso Baldissera fala com orgulho do modelo X-12 que tem na garagem desde 1989. "0 Gurgel já era especial naquela época. Hoje, tornou-se uma raridade histórica, já que não se fabrica mais em linha de produção", comenta.

José Afonso enfatiza que guarda com muito carinho o Gurgel, praticamente zero quilômetro. Para ele, trata-se de um carro que não tem preço. "Ter um Gurgel, hoje em dia, é ter um carro único, exclusivo", enfatiza.

0 empresário de indústria química. Guido Dantas, é proprietário de modelos da Gurgel desde 1991. época em que se mudou para Rio Claro. Na ocasião, ele adquiriu um BR-800 branco. Em 2003. ele adquiriu mais um modelo de uma pessoa que era seu único proprietário.

Natural de Taubaté, Guido Dantas revela que sempre gostou muito de carros. Ele recorda-se que, mesmo de longe, acompanhou o surgimento da Gurgel. "Admiro pessoas com espírito empreendedor, inovador e destemido, como do senhor João Augusto Conrado do Amaral Gurgel", salienta. "Fico orgulhoso, sim, de possuir um veículo fabricado aqui e com tecnologia 100% nacional", acrescenta.

Com relação a peças de reposição. Guido Dantas comenta que nunca teve problemas, pois existem revendas especializadas na cidade de São Paulo que possuem praticamente tudo. de todos os modelos fabricados pela Gurgel.

0 contato com outras pessoas que possuem modelos da Gurgel, revela o empresário, acontece através do Antigo Auto Clube de Rio Claro, que por sua vez mantém contato com outros clubes de diversas cidades, além é claro de encontros de automóveis antigos que são realizados por todo o estado. "Há pouco tempo, recebi a visita de integrantes do Clube do Gurgel da cidade de São Paulo, oportunidade na qual almoçamos juntos e visitamos a antiga fábrica, antes de sua venda recentemente", pontua. >

Em abril de 2004. o empresário Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu a marca Gurgel. 0 registro dela encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Para se tornar seu proprietário, desembolsou o valor de RS 850,00. A família Gurgel não foi consultada e, por isso. decidiu mover uma ação judicial contra o empresário.

A venda da massa falida da Gurgel Motores em Rio Claro, por RS 15,7 milhões, foi concretizada no dia 11 de julho do ano passado para as empresas JCC, de Rio Claro, LG Marine Service do Brasil, de Santos, a DRS Participações e Empreeendimentos. de São Paulo, e a Viação Farol da Barra, de Salvador. Com isso, o consórcio criou o projeto denominado Condomínio Industrial Cidade Azul. Com o dinheiro inicial, liberado pelo grupo de empresários, a Justiça determinou que fossem pagos os direitos trabalhistas aos ex-funcionários da Gurgel, colocando fim a uma espera de 14 anos