O
engenheiro João Augusto Conrado do
Amaral Gurgel. natural de Franca, fundou a fábrica em Rio Claro às
margens da Rodovia Washington Luís em
1969. Sua carreira foi marcada
pela busca do desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais,
utilizando capital igualmente nacional. Característica marcante nos
veículos fabricados por sua empresa eram as suas
carrocerias
de fibra de vidro. A partir de
1972,
passou a se dedicar à produção de veículos especiais. Após
1975,
começaram a ser produzidos os primeiros veículos utilitários, tipo
fora de estrada, da marca Gurgel, marca que em
1981 lançou o
primeiro veículo elétrico
da América Latina, o Itaipu E-500.
Idealizador
do primeiro e, até hoje, único
carro genuinamente brasileiro: o BR-800. Gurgel era contrário ao uso
do álcool de cana-de-açúcar
como combustível. Ainda assim
produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande
maioria, os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo
ele, a terra deve produzir alimentos, e não combustíveis.
Infelizmente, a Gurgel acabou fechando as portas no final de
1994,
por questões financeiras e derrotada
pelas grandes multinacionais.
Emerson
Augusto
Entre os ditos populares, há quem diga
que todo homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um
filho. Para se sentir realizado, o empresário João Augusto Conrado
do Amaral Gurgel foi mais além. Transformou em realidade o sonho de
construir um carro brasileiro.
No mundo, há pessoas que simplesmente
interpretam o papel de coadjuvantes. Por outro lado, existem aquelas
que nascem para escrever a história, quebrar paradigmas e. desta
forma, encontrar a eternidade mesmo em vida.
0
trabalho de Gurgel em Rio Claro
motiva, até os dias de hoje. os apaixonados por automóveis de norte
a sul do país.

Após
39
anos da fundação da Gurgel* Motores
S/A. a marca mostra a sua força através de pessoas que contam com
veículos de modelos variados, grupos que se encontram periodicamente
para trocar informações sobre peças de reposição e realizar
passeios.
Entre eles está o Clube Gurgel
Guerreiro, uma organização sem fins lucrativos que tem
como
objetivo
reunir proprietários e admiradores dos
jipes da marca Gurgel. visando principalmente a realização de
aventuras no fora de estrada, assim como agir na proteção ao meio
ambiente.
Criado em julho de
2001,
o Gurgel Guerreiro tem na presidência,
atualmente.
Fábio Evangelista. "Contamos com mais de
900 amigos
espalhados pelo país. entre eles rio-clarenses". comenta. As
reuniões do clube acontecem toda primeira
quinta-feira
do mês na,
Praça Charles Miller. em frente ao
Estádio do Pacaembu. em São Paulo.
"Nesses dias, organizamos passeios e
conversamos muito sobre os locais onde se podem encontrar peças de
reposição para os carros da Gurgel. Em fevereiro, época
carnavalesca, realizamos um grande evento em São Lourenço da Serra,
na Grande São Paulo", enfatiza.
Assessor de imprensa da Gurgel Motores
por seis anos. o publicitário José Afonso Baldissera fala com
orgulho do modelo X-12 que tem na garagem desde
1989. "0
Gurgel já era especial naquela época. Hoje,
tornou-se
uma raridade histórica, já que não se
fabrica mais em linha de produção", comenta.
José Afonso enfatiza que guarda com
muito carinho o Gurgel, praticamente zero
quilômetro.
Para ele,
trata-se
de um carro que não tem preço. "Ter um
Gurgel, hoje em dia, é ter um carro único, exclusivo", enfatiza.
0
empresário de indústria química.
Guido Dantas, é proprietário de modelos da Gurgel desde
1991.
época em que se mudou para Rio Claro. Na ocasião, ele adquiriu um
BR-800 branco. Em 2003.
ele adquiriu mais um
modelo de uma pessoa que era seu único proprietário.
Natural de Taubaté, Guido Dantas
revela que sempre gostou muito de carros. Ele
recorda-se que, mesmo de
longe, acompanhou o surgimento da Gurgel. "Admiro pessoas com
espírito empreendedor, inovador e destemido, como do senhor João
Augusto Conrado do Amaral Gurgel", salienta. "Fico orgulhoso, sim,
de possuir um veículo fabricado aqui e com tecnologia
100%
nacional", acrescenta.
Com relação a peças de reposição.
Guido Dantas comenta que nunca teve problemas, pois existem revendas
especializadas na cidade de São Paulo que possuem praticamente tudo.
de todos os modelos fabricados pela Gurgel.
0 contato
com outras pessoas que possuem
modelos da Gurgel, revela o empresário, acontece através do Antigo
Auto Clube de Rio Claro, que por sua vez mantém
contato com
outros clubes de diversas cidades, além é claro de encontros de
automóveis antigos que são realizados por todo o estado. "Há pouco
tempo, recebi a visita de integrantes do Clube do Gurgel da cidade
de São Paulo, oportunidade na qual almoçamos juntos e visitamos a
antiga fábrica, antes de sua venda recentemente", pontua.
>
Em
abril de
2004. o empresário
Paulo Emílio Freire
Lemos adquiriu a marca Gurgel.
0 registro dela encontrava-se expirado
no INPI desde 2003. Para se tornar seu proprietário, desembolsou o
valor de RS 850,00. A família
Gurgel não foi
consultada e, por isso. decidiu mover uma ação judicial contra o
empresário.
A venda da
massa falida
da Gurgel Motores em Rio
Claro, por RS 15,7 milhões, foi concretizada no dia 11 de julho do
ano passado para as empresas JCC, de Rio Claro,
LG Marine
Service do Brasil, de Santos, a DRS Participações e
Empreeendimentos. de São Paulo, e a
Viação Farol da Barra,
de Salvador. Com isso, o consórcio criou o projeto denominado
Condomínio Industrial Cidade Azul. Com o dinheiro inicial, liberado
pelo grupo de empresários, a Justiça determinou que fossem pagos os
direitos trabalhistas aos ex-funcionários
da Gurgel,
colocando fim a uma espera de 14 anos
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