Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Baleia Azul

 
 
 

Boto dos Portos

(Phocaena phocaena)

 

 

  Companheiros agradáveis

 

  Este boto parece gostar de manter-se perto das pessoas e observá-las.  Aproxima-se dos navios e faz toda sorte de mosmices. Circunda pequenos botes, megulha sob seu casco e emerge do outro lado, para mergulhar novamente, fazendo espuma. Tais atividades são possibilitadas pelo seu sistema respiratório, que é semelhante ao dos outros cetáceos. Quando sua cabeça pontuda emerge da água, podem ser vistas as aberturas das pequenas narinas.  Há um ruido sibilante antes que o animal torne a mergulhar. As narinas somente se abrem para a inspiração e expiração .Sua garganta estende-se por dentro da cavidade nasal, mas não é usada para a respiração.

  Assim, o boto pode nadar com a boca aberta, recebendo água e alimento, que não interferem com com o sistema  respiratório. Alimenta-se de sardinhas, arenques, cavalas, lulas e crustáceos. Sua mandibula tem 94 a 108 dentes chatos. O boto-dos-portos habita as águas costeiras e, as vezes, sobe os rios maiores. Vive só, aos pares ou em grandes cardumes.  Os filhotes são alimentados e protegidos pela mãe durante um ano. O processo de comunicação e a inteligência deste mamífero estão sendo estudados.

 

Filo: chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Cetacea

Subordem: Odontoceti

Família: Delphinidae

 

 

Caracteristicas:

Comprimento: 1,50 a 2,10 m.

Peso: 50 a 70 kg.

Barbatana dorsal triangular

Barbatana caudal bilobada

Barbatanas peitorais ovais

Período de gestação: 11 meses

Filhotes: 1 ou 2 de cada vez.

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região