Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  COBRA DE VIDRO  
Jararaca
   
 


(Anguis fragillis)

Na realidade não é cobra

A cobra de vidro não é uma cobra, mas sim um lagarto, apesar do seu corpo longo, cilíndrico, sem pernas. É também chamada de cobra-cega porque acreditava-se que ela não pudesse enxergar. Os seus pequenos olhos, no entanto, funcionam bem. A cauda frágil quebra-se facilmente, mas cresce de novo. Esse lagarto é inofensivo.




A cobra de vidro é largamente difundida pela Europa, Ásia oriental e Irã, vivendo na superfície do solo, em lugares frios e úmidos, ricos de vegetação. Para dormir abriga-se sob uma pilha de gravetos, na toca de um roedor ou sob uma pedra chata. É geralmente ativa de madrugada ou ao anoitecer.

Alimenta-se de minhocas, lemas, insetos e larvas. Por isso é útil aos fazendeiros. Em outubro, começa a comer menos. Em fins de novembro, a cobra de vidro, sozinha ou com outras, procura abrigo.

Aí passa o inverno em um estado letárgico que não chega a ser uma hibernação. Três meses após o acasalamento, a fêmea põe de 6 a 12 ovos de casca transparente. Os filhotes, de 8 a 10 cm, logo nascem e se espalham à procura de alimento. Crescem lentamente e, se conseguem escapar dos predadores, viverão muito tempo.


Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata 
Subordem: Sauria (Lacertilia)
Família: Anguidae
Características:
Comprimento: até 50 cm,
incluindo 30 cm para cada a cauda 
Tempo de vida: até 45 anos
Cor: marrom ou cor de bronze

 
 


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 20 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel