Home Pesquisar Endereços úteis Meio Ambiente Astronomia Recicle Classificados Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  REGIÕES POLARES  
   
   


Polo Sul

Pólo Norte

Antártica

Ártico

Ambas ao regiões polares têm algumas características em comum: oceanos bastante frios, com baixo teor de sal; reduzida precipitação; baixas temperaturas de verão (10ºC)'neve branca que afeta a coloração da fauna (a coruja branca, o urso polar, as diversas lebres, a raposa do Ártico). A banquisa, que é uma solitária massa de gelo que aumenta de tamanho no inverno, faz parte do oceano Ártico. por outro lado, a Antártida é um continente recoberto por uma velha geleira tão espessa que contém mais de 90% de todo o gelo do mundo.

Tanto no norte como no sul, a cadeia alimentar começa com o flutuante plancto vegetal. o plancto é um ser unicelular que se reproduz muito rapidamente durante o verão, quando os dias têm vinte horas de claridade. Dos plânctons alimentam-se milhares de pequenos animais: larvas, crustáceos e moluscos e peixes jovens.

 Estes animais, por sua vez, são alimento para os cetáceos (como a baleia), para muitos peixes (o arenque, o bacalhau jovem) e para alguns pássaros marinhos, como a andorinha do Ártico, que migra de um círculo polar para o outro.

Acima do círculo ártico (65º de latitude norte) ficam a maior parte do Alasca, o extremo norte do Canadá, três quartos da Groenlândia, a fronteira setentrional da Escandinávia e um terço da Sibéria. A flora e a fauna distribuem-se por quatro zonas. A banquisa gelada é o habitat das focas verdadeiras e dos ursos polares.

Nos arquipélagos circumpolares (pequenas ilhas rochosas e desérticas) são encontradas focas e morsas na primavera; durante o verão há muitas aves marinhas, entre as quais as gaivotas. A tundra é uma rede de charcos e rochedos, levemente cobertos de liquens; ali são encontrados a rena da Lapônia e o boi almiscarado da Groenlândia. Nas florestas de pinheiros e bétulas da taiga do norte vivem a zibelina, o lince, o lobo, o carcaju, o alce e o lemingo.

Na primavera (setembro e outubro), pequenas colônias de elefantes marinhos surgem nas praias da Antártida. Seus residentes permanentes são, porém, as colônias de pinguins, frequentemente importunados pelo ataque das focas.


 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://www.sfbbrasil.org

 

 

 



C
onheça o A
che Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros, coloque-o em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 







Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 07 novembro, 2014. Melhor visualizado em 1280x800 pixel