Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  TESOURINHA  
Icneumonídeo
   
 


Lista de Insetos

Asas bem arrumadas

A tesourinha (ou lacrainha européia) dá a impressão de não ser capaz de voar. Como a joaninha, ela tem nas costas duas bainhas das asas, mas que mal chegam a um terço do comprimento do bicho. Como essas bainhas tão pequenas podem conter asas suficientemente grandes para manter o inseto no ar?

Em primeiro lugar, as asas têm forma de semicírculo; isso dá a elas uma superfície grande em proporção a seu comprimento. E as asas se dobram em três como se fossem leques. Formam pacotes bem arrumadinhos embaixo das bainhas.

 A tesourinha é encontrada sob pedras e folhas, bem como em rachaduras da casca das árvores. Gosta de cantos secos e frescos. Tem um órgão especial sensível à umidade e abandona o lugar se ficar muito úmido.

Alimenta-se de folhas e pequenas larvas e é completamente inofensiva, apesar da pinça córnea que tem na cauda e que lhe valeu o nome de tesourinha. A fêmea põe os ovos em um ninho subterrâneo e não os abandona.

Quase se poderia dizer que ela os incuba, pois fica com as larvas por algum tempo depois que saem dos ovos, até que sejam capazes de viver às próprias custas.

 

FILO: Arthropoda

CLASSE: Insecta

ORDEM: Dermaptera

FAMÍLIA: Forficulidae

 

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 2,5 mm
Cor: marrom-brilhante
Bainhas das asas e pernas amareladas
Os ovos são postos na primavera e no outono
As larvas têm a mesma forma dos indivíduos adultos

 



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 07 outubro, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel