Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Peixes de Água Salgada

Tubarão baleia

 
 
 

Tubarão Branco

 

 

 
 
This text will be replaced

 

  O tubarão branco pode merecer o outro nome pelo qual é conhecido (em inglês): o tubarão assassino. Sabe-se de casos em que atacou seres humanos. Por causa de seu tamanho enorme e seus terríveis dentes ele é o mais temido de todos os tubarões. Mas o tubarão branco é menos agressivo que seu primo menor, o mako, que ataca tanto nadadores como barcos pequenos.   Exceto algumas espécies que se alimentam de plâncton, a maior parte dos tubarões abocanha tudo que se parece com comida. O tubarão-branco morde latas, carniça, animais mortos e vivos e gente também. Os tubarões digerem a comida lentamente. No estomago de tubarões brancos capturados já foram encontrados corpos intactos de foca e tubarões menores.

     O tubarão branco é encontrado em mar aberto nas regiões quentes de todos os oceanos do mundo às vezes nas regiões temperadas. Raramente vem para perto da praia. Provavelmente não chega aos 12 m de comprimento mencionados em historias exageradas de tubarões. Tem o focinho pontudo e a boca em forma de lua crescente, cheia de dentes triangulares que no conjunto parecem uma serra.

Ordem: Lamniformes
     É difícil não superestimar a reputação do enorme e majestoso grande tubarão-Branco (“great white shark”). Um dos maiores predadores do oceano, ele é o tubarão mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos Brancos e os seus ferozes dentes e mandíbulas, que vêm enfeitando há décadas as capas das revistas.
     O gigante Branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do seu corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias.
     Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. Conhecido pela sua curiosidade – os tubarões-Brancos costumam a erguer a cabeça para fora da água – ele gosta de explorar e morder objetos estranhos, tornando-se perigoso para os humanos.
     Muitos biólogos de tubarões acreditam que os ataques a humanos são resultados desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas.
     Os tubarões-Brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.
     Os tubarões-Brancos estão diminuindo o número de sua população e são atualmente protegidos em várias partes do mundo. Mesmo assim, eles são ainda caçados como troféus. O mercado Branco especializado em mandíbulas e dentes destes magníficos animais tem emergido.
   Tamanho Máximo: Mínimo 6,1 metros / 1.250kg
   Distribuição: Em mares tropicais e temperados do mundo inteiro.
   Dieta: Peixe (incluindo outros tubarões), focas, golfinhos, carcaças de baleias, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.
   Reprodução: Ovovivíparos. Entre 5 a 10 crias por ninhada. Os filhotes de tubarão-Branco são conhecidos por comerem uns aos outros, inclusive dentro do próprio útero.

Filo: Chordata

Superclasse: Pisces

Classe: Chondrichthyes

Ordem: Squaliformes

Família: Carcharhinidae

Características:

Comprimento: 6 m ou mais 
(recorde: 10,8 m)

Peso: até 3 150 kg

Cor: cinza azulado em cima,
branco embaixo; uma mancha preta
atrás da barbatana peitoral

Dentes com até 7,5 cm

Os filhotes nascem vivos
(é animal ovovivíparo)

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região