Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Voltar a Tela AnteriorArvore Santa Bárbara

 
É uma árvore Pode crescer até 15 metros de altura, ramos estendidos e folhas grandes divididas em folíolos imparipenados. O fruto é uma drupa de forma elíptica, de cor verde amarelado com polpa suculenta e uma semente de mais ou menos dois centímetros de comprimento de onde se extrai óleo e uma substância que atua como inseticida biológico.

 

O Nim pertence à família das Mélias que é a mesma família do Mogno e também da nossa popular "Árvore de Santa Bárbara" que é Mélia Azedarach, mas que entretanto não possui as mesmas propriedades medicinais da sua prima indiana que mais adiante passaremos a enunciar. 

Como defensivo agrícola – Para controle de pragas na produção de alimentos orgânicos, com poder de eliminar insetos habituais às nossas lavouras e com virtude de não deixar resíduos tóxicos na alimentação.

Como fungicida – Eliminando os fungos habituais que infestam nossas lavouras e pomares.

Donde: o Nim na lavoura em sua aplicação consta ser mais eficaz como repelente de insetos, do que os nossos conhecidos produtos químicos altamente tóxicos para pássaros, borboletas, minhocas e pessoas que trabalham na lavouras e consumidores de alimentos – Nós.

O líquido conseguido com a prensagem de sementes e folhas resulta em um produto natural e biodegradável.

Nim na correção do solo – Após o óleo ser extraído das sementes, o bagaço restante poderá ser incorporado ao solo com resultados melhores como fertilizante do que o estrume do gado, pois ajuda a fixar o nitrogênio e estimula a proliferação de minhocas.

Controle de pragas – O extrato das folhas e sementes é repelente do mosquito Anofeles que propaga a malária e, portanto, poderia também evitar a picada do nosso mosquito Aedes Aegypti que propaga a dengue.

O Nim foi introduzido com sucesso no controle de insetos na África, América Central e Caribe. Na Índia, o povo esmaga as folhas nos ferimentos do gado para eliminar os vermes e espantar o inseto causador da mosca do chifre que tanto aflige a pecuária. O extrato elimina também carrapatos, sarna em cachorros e até os piolhos em humanos.

Como Pesticida – Pesquisadores descobriram que o Nim combate mais de 200 espécies de insetos: baratas, traças, pulgas nas residências e pulgões nas plantações.

Como remédio – Nas áreas rurais – sua casca é receitada para febre e reumatismo. O óleo é usado para tratamentos de tétano, urticária, eczema, escrófula e erispela.

O suco das folhas é usado para expelir lombrigas, e nos remete à nossa erva de Santa Maria.

O uso do Nim em pessoa – Na Índia, há muitas gerações têm sido usado o suco da casca e folhas para problemas de pele. Diz-se também ser ótimo para eliminar os fungos externos da pele, cabelos e unhas.

Topo