Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  HISTORIA DE SIMÕES FILHO  
Veja Noticias
   
 


O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pela herança colonialista portuguesa e se inicia com o cultivo de cana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII.

Posteriormente, com a devastação das matas, aparecem os engenhos de Bois de Moenda. O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usina de Engenho Novo.

A emancipação do distrito de Água Comprida se deu através de esforços de um grupo de moradores que, por volta de 1960, reuniram-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares, para tratar dos problemas comunitários.

Antes pertencente ao município de Salvador, o distrito foi emancipado em 1961, passando a ser denominado Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho.


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Água Comprida (ex-povoado) pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, sendo subordinado ao município de Salvador.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Água Comprida figura no município de Salvador.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Simões Filho pela Lei Estadual n.º 1.538, de 07-11-1961, sendo desmembrado do município de Salvador. Sede no atual distrito Simões Filho (ex-Àgua Comprida) e constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Mais historia,

Em tempos imemoriais, os índios viviam como senhores absolutos desta região. Mais tarde, em 1500, chegaram os portugueses, e posteriormente, holandeses, franceses e ingleses.

O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pelo cultivo da cana-de-açúcar, que perdurou entre os séculos XVI e XVII.

Posteriormente, com a devastação das matas, apareceram os Engenhos de Bois de Moenda.

O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usina de Engenho Novo. Houve também guerras entre portugueses e holandeses, que perduraram por trinta anos, de 1624 a 1654. Muitos engenhos, como os do recôncavo, foram pilhados. Motivos: piratear os senhores de engenho de bois e águas que nessa região edificaram notáveis construções. Uma das mais soberbas foi a de Sebastião Faria, este era afamado entre os poderosos da época pelo apoio em períodos de guerra contra os holandeses e quando alguém ou navio encontrava-se perdido por estas paragens.

A emancipação do distrito de Água Comprida se deu através de esforços de um grupo de moradores. Por volta de 1960 reuniram-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares, para tratar dos problemas comunitários. Antes pertencente ao município de Salvador, o distrito foi emancipado em 1961, passando a ser denominado Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho.  Autor do Histórico: JOÃO JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA

Referencias:
IBGE
Prefeitura Municipal
Ache Tudo e Região



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 novembro, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel