Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Geografia de Rio Verde

 
Voltar

 

   

Anunciar no Ache Tudo e Região é certo que será visto.

 

Ocupando uma área de 8.415,40 km , o município de Rio Verde está localizado na microrregião Sudoeste do Estado de Goiás, Centro-Oeste brasileiro. A cidade fica a 220 km de Goiânia, capital do Estado e a 420 km de Brasília, capital do Brasil. A distância de Uberlândia é de 335 km e de São Paulo, 921 km.

 

Fundação 5 de agosto de 1848
Gentílico rioverdense
Unidade federativa Goiás
Mesorregião Sul Goiano
Microrregião Sudoeste de Goiás
Região metropolitana
Municípios limítrofes Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caiapônia, Castelândia, Jataí, Maurilândia, Montividiu, Paraúna, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra.
Distância até a capital 238 km
Características geográficas
Área 8.388,295 km²
Densidade hab./km²
Altitude 748 m
Clima tropical
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,807 elevado PNUD/2000
PIB R$ 3.083.819 mil IBGE/2007
PIB per capita R$ 20.645,00 IBGE/2007

Brasão do rio Verde

Bandeira do Rio Verde


Suas coordenada são: latitude (S) - 17° 47’ 53’’; longitude (W) - 51° 55’ 53’’.
Sua topografia é plana levemente ondulada com 5% de declividade, com altitude média de 748m, e o clima apresenta duas estações bem definidas: uma seca (de maio a outubro) e outra chuvosa (novembro a abril). A temperatura média anual varia entre 20°C e 35°C. A vegetação é constituída de cerrado e matas residuais. Seu solo é do tipo latossolo vermelho escuro com texturas argilosa e areno-argilosa.

Saneamento Básico

Mais de noventa por cento da cidade é abastecida por água captada junto aos ribeirões Abóbora e Lage, bombeada para a Estação Central, onde recebe tratamento necessário para sua distribuição.

Rede de água: 28.341 quilômetros
Ligação de água: 28.341 unidades
Rede de esgoto: 190 quilômetros
Ligação de esgoto: 17.603 unidades

A estação de tratamento de esgoto está concluída, e até o final de 2001 estará em pleno funcionamento, fazendo o tratamento de todos os dejetos da cidade.

Energia Elétrica

Subestação da Celg
02 transformadores de 25 M.V.A. (138/69,0KV)
02 transformadores de 25 M.V.A. (13,8/13,8.0KV)
01 transformadores de 10 M.V.A. (13,8/34,5KV)
07 circuitos alimentadores de 13,8KV

Subestação de Furnas
01 banco de transformadores de 100 M.V.A
10 linhas de transmissão
06-230.000 volts e 04-138.000 volts



Além destas, Rio Verde possui uma Subestação de Cobertura (CROR - Centro Regional de Operações de Rio Verde), que atende também Acreúna, Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Quirinópolis, Jataí, Chapadão do Céu, Mineiros e pivôs ligados à Perdigão e Van den Bergh Alimentos.

Asfalto Urbano
A cidade possui cerca de três milhões de metros quadrados de asfalto.

 
Rio Verde é o maior produtor de grãos do Estado, maior arrecadador de impostos sobre produtos agrícolas e centro difusor de novas tecnologias. Quando se fala de sua agricultura, fala-se de grandeza. A produção agrícola do município atinge a 790 mil toneladas por ano nas mais variadas culturas, como arroz, algodão, soja, milho, sorgo, milheto, feijão, girassol. A área plantada ultrapassa a 230 mil hectares.
Esses números na agricultura de Rio Verde são resultados da utilização de tecnologia de ponta, mecanização de última geração, aliadas à profissionalização do produtor e à união da classe produtora em diferentes entidades, como a Associação de Produtores de Grãos (APG), Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Clube dos Engenheiros Agrônomos (Ceagro), Clube Amigos da Terra (CAT), Sindicato Rural de Rio Verde, CEFET de Rio Verde e a Fundação do Ensino Superior de Rio Verde, buscando juntos alta tecnologia.
Tão expressiva produtividade é obtida sem agressões ao meio ambiente. Cerca de 90% das culturas são feitas no sistema de plantio direto, o que favorece a preservação ambiental, evitando erosões e assoreamento.
Rio Verde possui a Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agropecuários, primeira unidade de Goiás, licenciada pelos órgãos ambientais e que atua num raio de 200 quilômetros. Seu objetivo é reduzir a poluição ambiental.
Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o município tem convênio com a Agência Ambiental do Estado de Goiás, e o poder de conceder licença ambiental em todos os níveis. Possui também convênio com o Incra, para emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

Ensino Superior
Rio Verde apresenta-se como pólo educativo regional, em todos os níveis educacionais. No nível superior temos a Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv), municipal, que conta com vários complexos educacionais para atender a todos os seus 13 cursos de graduação nas áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas, humanas e da saúde, servindo cerca de 3 mil universitários de Rio Verde e região.
A Fesurv conta com uma área de 288 hectares com estrutura de 4 campi (cada um com auditório, biblioteca, salas-de-aula), 22 laboratórios (informática, anatomia, fitopatologia, biologia, química, solos, sementes, zootecnia, entre outros), fazenda experimental e centro de excelência.

---------------------------------------

Outras informações

Economia
No recente crescimento do agronegócio brasileiro, a cidade de Rio Verde tem se destacado, por contar com uma importante cooperativa agrícola (COMIGO) e com importantes unidades industriais que agregam valor à sua produção agrícola. É produtor de arroz, soja, milho, algodão, sorgo, feijão, girassol e vem se destacando na cultura de tomate. Conta ainda com importante plantel bovino, avícola e suíno.


A cidade conta com cinco estações de rádio, uma emissora de televisão, televisão a cabo e seis jornais.

O município conta com mais de cinqüenta escolas próprias de primeiro grau, vinte e quatro escolas estaduais de primeiro e segundo grau e vinte particulares. Conta com cinco instituições de ensino superior e quatro centros de ensino profissionalizante.

Frota
Emplacamento registrado pelo Detran até o dia 15 de maio de 2009: 67.474 veículos. 41.098 automóveis 2.602 caminhões 17.126 motocicletas 6.648 caminhonetas

História
Povoamento existente desde o início do século XIX, quando famílias provenientes do município de Casa Branca, no estado de São Paulo se mudaram para a região dando origem à Vila de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde. Em 5 de agosto de 1848 o povoado foi elevado à categoria de município.

O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu na década de 1970. Com a abertura dos cerrados à agricultura e a chegada das estradas pavimentadas que a ligam a Goiânia e Itumbiara, a agricultura começou a florescer e atraiu produtores do sul e do sudeste do país. Também vieram agricultores americanos que fundaram uma colônia. Todos eles trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município no maior produtor de grãos de Goiás e um dos destaques do país.

Saúde
O município conta com quatro hospitais: Hospital Evangélico de Rio Verde, Hospital Santa Terezinha, Hospital Municipal e Hospital do Câncer, sendo que o Hospital Evangélico, conhecido também como Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, em homenagem ao seu fundador, é o único da cidade e do Sudoeste do Estado a manter uma UTI para adultos com oito leitos e uma unidade de hemodinâmica, além de contar com 120 leitos distribuídos em apartamentos, enfermaria e suítes, maternidade, berçário, centro cirúrgico com quatro salas, centro obstétrico com duas salas, clínica de radiologia, laboratório de análises clínicas e patológicas, pronto atendimento aberto 24 h, estacionamento próprio, plano de saúde próprio registrado na ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar com a logo CRAM - Central Rioverdende de Assistência Médica, corpo clínico com mais de 130 médicos nas mais variadas especialidades, mantém convênios com as principais operadoras de saúde no âmbito nacional, é parceira da Faculdade de Enfermagem e de Fisioterapia da cidade etc...

Principais distâncias
Goiânia - 238 km
Anápolis - 293 km
Brasília - 448 km
Uberlândia - 346 km
Uberaba - 456 km
Ribeirão Preto - 602 km
Cuiabá - 702 km
Campinas - 807 km
Belo Horizonte - 920 km
São Paulo - 924 km
Palmas (Tocantins) - 1091 km
Rio de Janeiro - 1335 km
Curitiba - 1220 km
Bairros de Rio Verde
Zona Oeste Morada do Sol; Jardim Presidente; Laranjeiras; Universitário; Água Santa; Vila Verde; Interlagos.

Zona Noroeste Canaã; Mondale; Betel; Vila Menezes; Santa Luzia; Serpró.

Zona Sudoeste Campestre; Solar do Agreste; Buriti I e II; Boungainville; Vila Mariana; Promissão; Santa Cruz I e II; Residencial Recanto do Bosque; Jardim Floresta; São Tomás I, II e III; Serra Dourada.

Zona Sul Renovação; Vila Amália I e II; Mutirão; Margaridas; Gameleiras I e II; Vila Carolina; Santo Antônio; Bandeirantes; Jardim Brasília; Jardim Adriana.

Zona Central Centro; Jardim Marconal; Setor Oeste; Jardim América; Jardim Goiás; Vila Borges; Vila Moraes; Medeiros; Vila Olinda; Santo André; Santa Bárbara.

Zona Leste Industrial; Vila Maria; Santo Agostinho; Popular; São João; São Joaquim; Dona Gercina; Maranata; Veneza; Arco-Íris; Pauzanes; Eldorado; Martins.

Zona Norte Dimpe; Céu Azul; Liberdade; Primavera; Maurício Arantes; Dom Miguel; Valdeci Pires.


Hino de Rio Verde

No lamento que punge este peito
a chorar pelo lar que perdi
eu recordo as imagens tão belas,
tão risonhas que tive dali:

mil semblantes, formosas donzelas,
olhos ternos, faceiros, que eu vi...
Rio Verde, cidade adorada,
como, agora, olvidar-me de ti?

A lembrança inda fala em minh’alma
Os folguedos que ali vivi;
para longe depois fui levado,
- amarguras, ó quantas sofri!

Hoje em plagas imigas, estranhas,
já não sinto o prazer que senti...
Rio Verde, meu berço adorado,
como, então, olvidar-me de ti?

Referências
1. 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4. 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. INMET-Gráficos
6. http://www.rioverdegoias.com.br/i.do?si=not&ler=2&id=3374
7. Trip Linhas Aéreas - http://www.voetrip.com.br/institucional/destinos.aspx

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 outubro, 2013. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768