Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

HISTORIA DE PINHEIRO

 
Voltar

 

   

Anunciar no Ache Tudo e Região é certo que será visto.

 

Município de Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho.

 

Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento. Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de
subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental.


Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 370, de 26-05-1855,
subordinado ao município de Guimarães. Elevado à categoria de vila com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 439, de 03- 09-1856, desmembrado de Guimarães. Sede na atual vila de Pinheiro. Constituído do distrito sede.
Não temos datada de instalação. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído de 3 distritos: Pinheiro, Bom Viver e Pacas.


Elevado à condição de cidade com a denominação de Pinheiro, pela lei estadual nº 911, de 30-03-1920. Pelo decreto estadual nº 268, de 19-04-1932, o município de Pinheiro adquiriu o extinto município de Santa Helena.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Pinheiro e Santa Helena. Não figurando os distritos de Bom Viver e Pacas. Pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembra do município de Pinheiro o distrito de Santa Helena. Elevado novamente à categoria de município.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Roque e anexado ao município de Pinheiro. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Pinheiro e Roque.

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

   

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1280x8000