Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

GEOGRAFIA DE CABEDELO PB

 

 

Aniversário 12 de dezembro
Fundação 12 de dezembro de 1956
Gentílico cabedelense
Unidade federativa Paraíba
Mesorregião Zona da Mata Paraibana
Microrregião João Pessoa
Região metropolitana João Pessoa
Municípios limítrofes João Pessoa, Santa Rita e Lucena
Características geográficas
Área 31,265 km²
Densidade 1.695,7 hab./km²
Altitude m
Clima Tropical (Quente e úmido)
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,757 médio PNUD/2000
PIB R$ 1.481.757 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 28.792,00 IBGE/2005

Brasão de Cabedelo PB

Bandeira de Cabedelo PB

Cultura
Um do ícones da cultura cabedelense é o Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC, presidido pelo músico Tadeu Patrício, com participação do também músico, radialista, jornalista e mestre de cerimônias, Marcos Matias, dentre outros músicos como Valdir Melo, Marlene Santos, Marcos Patrício, Rômulo Lima, Ronaldo Araújo...

Geografia
O município está localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano (93). Possuindo aproximadamente 15 quilômetros de costa com praias urbanizadas. Tendo ainda, toda costa estuário do rio Paraíba, onde parte destas praias se encontra em áreas de mangues. A Ilha da Restinga é parte integrante do município.

O clima é quente e úmido, com temperatura máxima de 35°C e mínima de 22°C. As chuvas começam geralmente em abril e terminam em julho. A vegetação é bastante diversificada, apresentando faixas de Mata Atlântica, coqueirais e manguezais.

Espaço urbano
O espaço urbano do município de Cabedelo encontra-se subdividido em cinco setores. Fazem parte do município de Cabedelo os distritos: Centro, Camboinha (1, 2 e 3), Renascer (Criado pela Lei 614/91 de 20 de Junho de 1991); Poço (Criado pela Lei 651/92 de 10 de Abril de 1992); e Intermares (Aprovação do loteamento na década de 80). Inicialmente, esse espaço era estruturado pelo centro, em torno da Fortaleza de Santa Catarina (século XVII), encaminhando-se para o bairro de Ponta de Mattos, por volta do século XVIII.

O espaço urbano de Cabedelo só veio a sofrer grandes alterações por volta da década de cinquenta, com os primeiros loteamentos aprovados. Passando o município a crescer rumo as praias do sul, tendo na década de oitenta a aprovação do loteamento Intermares.

Desde a criação do município até os anos 80, a tipologia das edificações era dominantemente unifamiliar com dois pavimentos. A partir da construção da Via Litorânea, houve a implementação de uma legislação urbana mais restritiva na capital. O perfil da ocupação do espaço urbano em Cabedelo começou a se modificar à partir dos anos 80, passando a predominar a verticalizacão das construções principalmente nas praias do litoral norte, com detalhe especial para o loteamento Intermares.

Demografia
A população total estimada em Cabedelo é de 53.000 (cinquenta e três mil) habitantes segundo o IBGE. Esta população aumenta durante o verão, chegando a atingir aproximadamente 80.000 (oitenta mil) habitantes, devido ao fluxo de turistas, veranistas e visitantes e até 200.000 pessoas durante o carnaval.

Meio ambiente
Há em Cabedelo reservas marinhas, Mata Atlântica e barreiras de corais.

Areia Vermelha
Outro ponto turístico muito conhecido é Areia Vermelha, uma ilha que só aparece na maré baixa. Quando aparece pode mostra as belezas desfrutadas pelos seres marinhos da area: pescinas naturais e aguás limpissimas e claras.
 

Referências
1. 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
2. Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano.
4. 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Ligações externas