Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  HISTORIA DE CAJAZEIRA  
VEJA NOTICIAS
   



No ano de 1915 houve uma grande seca, sendo necessária a ampliação do açude. Ana de Albuquerque iniciou a construção da Capela de Nossa Senhora da Piedade, da qual era devota, no ano de 1834.


A pequena Capela que foi construída por “Mãe Aninha” (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era Nossa Senhora da Piedade, hoje Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O 1º Vigário foi padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º bispo foi dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.


O casal também teve outros filhos, mas foi Inácio que se destacou e pela inteligência e pelo espírito visionário, depois de ter recebido os princípios da sua formação na cidade do Crato-CE, ele se ordena sacerdote em setembro de 1825, em solenidade presidida por Dom Tomaz de Noronha, no Palácio Episcopal de Olinda-PE.


As origens da cidade estão ligadas à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829, numa casa de madeira, pelo padre Inácio de Souza Rolim, e que após quatro anos, começou a crescer em Cajazeiras - terra natal do mestre - e foi escolhia para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos, embasados política, cultural e religiosamente. Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior, de alvenaria, e começa a atrair alunos de vários Estados do Nordeste do Brasil.


Foi no ano de 1843 que o Padre Rolim, ergueu uma “Casa Escola” na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de colégio, que começou a atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, inclusive, em regime de internado, como o Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, conhecido missionário.


Outras personalidades estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual costuma-se dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. Foram as moradias construídas perto do colégio que deram origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo Padre Inácio de Souza Rolim em 22 de agosto de 1863.
O Colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes.


No dia 20 de junho de 1864 foi instalado oficialmente o primeiro governo municipal assumindo o comando cajazeirense o vereador-presidente da Câmara, padre José Tomaz de Albuquerque.
De acordo com relato do historiador Deusdedith Leitão, antes mesmo que conquistasse a sua desejada autonomia a cidade de Cajazeiras já experimentara relativa projeção no cenário político da província, ao eleger o bacharel Manoel de Sousa Rolim como deputado na legislatura de 1844 a 1845.

Contudo, limitava-se à representação do distrito à Câmara Municipal de Sousa, de cujo poder participou como representante dos cajazeirenses, o futuro comandante Vital de Souza Rolim.
Na condição de vereador e representante do distrito junto à Câmara Municipal de Sousa coube a Vital Rolim (neto do fundador) instalar em 20 de junho de 1864 o município de Cajazeiras, que fora criado pela lei provincial de número 92 de 23 de novembro de 1863 cujo destino político e administrativo era confiado à Câmara Municipal também instalada no mesmo dia, sob a presidência do benemérito sacerdote cajazeirense Padre José Tomaz de Albuquerque que fora igualmente o primeiro vigário da paróquia.


No período de 12 anos que Cajazeiras passaram como vila, um dos mais agitados politicamente, foi marcada por episódios que inquietaram a sua gente e concorreram para desencadeamento de fatos, como o brutal assassinato do tabelião Leandro Soares.


Esse período marcava os desencontros entre liberais e conservadores que, inclusive, chegaram a motivar a intervenção oficial feita pelo barão de Maraú.


A cidade de Cajazeiras é uma ótima pedida para quem quer desfrutar de um clima interiorano, com suas praças bem cuidadas, coretos e igrejas. O corpo do fundador da cidade está enterrado em local inexato dentro da Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Primeira Capela da Cidade). Reformas inconsequentes modificaram o perfil da construção, mas sem tirar sua beleza. Igualmente bela é a Igreja Nossa Senhora da Piedade que data de 1834. Para conhecer um pouco da história da cidade e de seus ancestrais, a casa paroquial disponibiliza informações em seu acervo.


A primeira casa da cidade que, atualmente, abriga o sodalício Cajazeiras Tênis Club. No local, ilustrações relembram a antiga sede da primeira casa-grande que deu origem à cidade.


A criação do município de Cajazeiras deu-se no dia 23 de novembro de 1863, quando o então Presidente da Província da Paraíba do Norte, Francisco de Araújo Lima sancionou a Lei n o 92. Por esta mesma Lei a povoação de Cajazeiras foi elevada à categoria de Vila.


No dia 10 de julho de 1876 pela Lei de n o 616 foi elevada à categoria de cidade a então Vila de Cajazeiras.


Apesar de Cajazeiras terem duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

Mais historia,

A Atual Cidade de Cajazeiras originou-se de um sítio denominado "Cajazeiras", pelas árvores desse nome existentes no local, parte da sesmaria concedida em 7 de fevereiro de 1767, pelo Governador da Capitania, Jerônimo José de Melo, ao pernambucano Luís Gomes de Albuquerque. Como presente de casamento, Luís Gomes de Albuquerque doou à sua filha, Ana de Abuquerque, o sítio ?Cajazeiras?, quando contraiu núpcias com Vital de Souza Rolim membro de tradicional família de Jaguaribe.

Do consórcio, entre outros filhos, nasceu, Inácio, a 22 de agosto de 1800, que se ordenou em Olinda, voltando, mais tarde, para o sítio de seus pais onde fundou um colégio, em 1843. Em volta do colégio, foi nascendo a povoação. Cresceu a Cidade, que em breve, se tornou poderoso núcleo de civilização. Cajazeiras singularizou-se, assim, dentre todas as cidades do Brasil, pois teve, como São Paulo, seus alicerces firmados em um estabelecimento de ensino.
Gentílico: cajazeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cajazeiras , pela lei provincial nº 5, de 29-08-1859, subordinado ao município de Sousa.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Cajazeiras, pela lei provincial nº 92, de 2211-1863 desmembrado de Souza. Sede na povoação Cajazeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-06-1864.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Cajazeira, pela lei nº 616, de 10-07-1876.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo ato municipal anterior a 02-03-1938, e no parágrafo único do artigo 10 da lei estadual nº
424, de 28-10-1915, são criados os distritos de Cachoeiras dos Índios e Engenheiro Ávido e anexado ao município de Cajazeiras. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Cajazeiras,Engenheiro Ávido e Cachoeira dos Índios.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 185, de 06-09-1957, é criado o distrito de Bom Jesus e anexado ao município de Cajazeiras. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Cajazeiras,Bom Jesus, Cachoeira dos Índios e Engenheiro Ávido. Pela lei estadual nº 2688, de 26-12-1961, desmembra do município de Cajazeiras o distrito deCachoeira dos Índios.

Elevado à categoria de município. Pela lei estadual nº 3096, de 05-11-1963, desmembra do município de Cajazeiras o distrito de Bom Jesus. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Cajazeirase Engenheiro Ávido.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela lei estadual nº 3970, de 13-03-1978, é criado o distrito de Catolé dos Gonçalves e anexado ao município de Cajazeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município aparece constituído de 2 distritos:Cajazeiras e Engenheiro Ávido. Não figurando o distrito de Catolé dos Gonçalves, pois o mesmo foi criado e não instalado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1988, o município aparece constituído de 2 distritos:Cajazeiras e Engenheiro Ávido.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Referencias:
Wikipédia
IBGE
Ache Tudo e Região


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel