HISTORIA DE ALTÔNIA  
Retorno  
   

 

O povoado onde hoje se localiza o Município de Altônia, teve seu início em 1953 por iniciativa da Companhia Byington de Colonização Ltda, responsável pelo grande desenvolvimento da região.

Nordestinos e mineiros foram os que contribuíram para o rápido crescimento da região, com os trabalhos de colonização realizados no sistema de minifúndio, com áreas menores de 10 alqueires.

O Povoado de Altônia pertenceu, inicialmente, ao Município de Peabiru e, em 1954, passou a pertencer ao Município de Cruzeiro do Oeste.

Em 25 de julho de 1960 passou à jurisdição do Município de Xambrê, sendo elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário desse município em 1964. Em 1966, passou à condição de município autônomo.

O nome de Altônia surgiu em homenagem a Alberto Byington Junior, um dos sócios diretores da Companhia Colonizadora, e que deriva do seu endereço telegráfico, que era formado com a primeira sílaba "AL" de Alberto e a última "TON" de Byington. Daí, Altônia.

Gentílico: altoniano ou altoniense


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Altônia, pela lei estadual nº 4925, de 10-09­1964, no município de Xambrê.

Elevado à categoria de município com a denominação de Altônia, pela lei estadual nº 5394, de 14-09-1966, desmembrado de Xambrê. Sede no atual distrito de Altônia. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-12-1968.

Pela lei estadual nº 6964, de 20-12-1977, é criado os distritos de Jardim Paredão, São João e São Jorge.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Altônia, Jardim Paredão, São João e São Jorge.

Pela lei estadual nº 7474, de 22-06-1981, desmembra do município de Altônia o distrito de São Jorge. Elevado à categoria de município com a denominação de São Jorge do Patrocínio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Altônia, Jardim Paredão e São João.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

 

 

Pedimos sua atenção por favor abaixo:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://www.sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 28 janeiro, 2014. Melhor visualizado em 1280x800 pixel