Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  TURISMO DE IRATI  
NOTICIAS
   
 


Cachoeiras de Irati


Recanto Rubens Dallegrave - área urbana


Pinho - 18 km


Teodózio Hlatki – a 45 Km

 

A região de Irati conta com inúmeros locais onde a natureza prevalece e mostra toda a sua beleza. Desde a área urbana do município, aos mais distantes recantos naturais, são inúmeras as quedas d’água que enchem os olhos daqueles que as visitam não só pela primeira vez. Um panorama ímpar e que, se por um lado, ainda não explorado turisticamente em todo o seu potencial, releva, contudo o aspecto de preservação do meio ambiente, um bem cada vez mais importante no contexto atual, e em que a natureza só tem a agradecer.

Irati, desde a cidade até o interior do município, tem ares e paisagens exuberantes, como se pode notar por esta mostra, apenas uma parcela do que aqui existe.

 


Cachoeira de Itapará – a 45 Km da cidade


Faxinal dos Antônios - 44 km


Cadeadinho - 36 km


Vista Alegre - 43 km

 

     Floresta Nacional de Irati (FLONA)    

Floresta Nacional de Irati - FLONA
Acesso: pela BR 277 e mais 5Km sem asfalto ou pela BR 153 e mais 1Km sem pavimentação.
Foi criada pela portaria nº 559, de 25/10/1968. Localiza-se no município de Fernandes Pinheiro. Possui no total 3.495ha. de área.
A FLONA tem uma maior concentração de mata nativa de Araucária. Uma parte da área – 1.308,71ha. - é reflorestada com araucárias, pinus e eucalipto. Tem como principais espécies nativas a araucária, imbuia, erva-mate, bracatinga, cedro e carvalho.
Em relação à fauna encontra-se a Gralha Azul, Sabiá, Tiriva, Periquito, Veado, Macaco-Prego, Paca, Cotia, Capivara, entre outros.
Nas áreas reflorestadas, possui um sistema de exploração de madeira em forma de manejo, viveiro de mudas florestais e ornamentais, apicultura e exploração de erva-mate.
É permitida visitação mediante comunicado prévio em caso de excursões.
Horário de atendimento: das 8:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:30.
Fone (42) 422 1588

Entrada da FLONA – Floresta Nacional de Irati

 

Caverna do Canhadão
A caverna fica localizada na propriedade de Belarmino Camilo. Fica a uma distância de 30Km – estrada de cascalho – da sede do município.
Para chegar à caverna percorre-se a pé cerca de 1km no meio da mata.
Apesar do seu potencial, até o momento ela vem sendo visitada apenas por escolas e pela Secretaria da Agricultura do município.

Possui 48m de largura por 52m de comprimento.
Para ter acesso ao local pode-se contatar João Bonki Neto pelo telefone 422 2332.

 


Fotomontagem que evidencia a beleza natural da Serra da Esperança.

Serra da Esperança

A Serra divide o Segundo do Terceiro Planalto Paranaense sendo que, corta a Costa Oeste Iratiense com o município de Inácio Martins. De acordo com o Decreto Estadual nº 9905 de 27 de janeiro de 1992, a Serra da Esperança faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental). Caracteriza-se por ser uma região montanhosa, e rica em nascentes formadoras dos rios importantes que abastecem as cidades próximas da Serra. Possui o Morro da Ordenança com 950 m. de altura e o Cerro de Nhá Cota, com 1.024 m. Na serra se encontram as principais cachoeiras da região e aves como: papagaio Kuiu-kuiu, gavião-pombo e Harpia.

 

Morro das Comunicações


Acesso: próximo à BR 277, a 4 Km da sede da cidade, por uma estrada cascalhada localiza-se o ponto mais alto da cidade, com aproximadamente 950 m.


Neste morro estão instaladas todas as torres de comunicações e, do local, se consegue uma visualização completa da cidade.


A visitação pode ser feita com veículos próprios ou a pé

 

 


Fotomontagem com vista da cidade a partir do mirante do Morro das Comunicações.

 

     Parque Aquático e de Exposições de Irati    
Bairro Rio Bonito


Parque Aquático de Irati - 79.000m²


Pavilhão de Exposições João Wasilewski


Trenzinho que circunda o parque em 870 m de trilhos


Vista parcial do parque, prédio central, lago e pavilhão ao fundo

     Histórico     


Chaminé da Olaria Santa Therezinha

A área que compreende hoje o Parque Aquático de Irati, pertencia antes de 1987 à Olaria Santa Therezinha, até ser adquirida pelo poder público municipal entre maio e junho daquele ano. A lei número 834, de 12 de dezembro de 1988 oficializou o nome do local como "Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha".

Com área de 79.000 m2, além do lago, fazem parte do parque o Pavilhão de Exposições João Wasilewski, com 1.017,50 m2, mini-estação ferroviária, com 79,88m2 e trenzinho que circunda o local em 870m de trilhos, prédio central, com 108,28 m2, postos médico e odontológico com 47,87 m2 cada, canchas cobertas totalizando 1.500 m2, pista de cooper/ciclismo com 1.050 m, pontes, play-ground e churrasqueiras.


Aspecto da área antes da construção.

Grandes eventos e festas populares se valem da estrutura do local, que permite a concentração de elevado público.

 

Centro de Tradições Willy Laars

Centro de Tradições Willy Laars – 103.086 m2


Kartódromo de Irati

Pista do kartódromo  – 824m x 6m

Histórico
A criação de área exclusiva para a prática de atividades campeiras em forma de competição, partiu do crescimento do movimento tradicionalista em Irati, desde a fundação do primeiro C.T.G., "Rédeas da Tradição", em julho de 1981. Um dos fundadores, João Floriani, interessou-se pelo formato do Rodeio Gaúcho, nas freqüentes viagens àquele estado para a venda de cavalos. O primeiro rodeio em Irati aconteceu então, de forma improvisada, no Estádio Cel. Emílio Gomes, do Iraty Sport Club, em 1988. A partir de então, foram fundados os C.T.G.s "Pialando na Querência" (1985), "Pousada de Tropeiro" (1985) e "Terra dos Pinheirais" (1993). Em 1988, através de repasse feito pelo Governo do Estado, através da lei nº 808 o poder público municipal adquiriu a área que hoje abriga o maior rodeio crioulo do Paraná reunindo, nos três dias de sua edição anual, aproximadamente 100 mil pessoas.

Histórico
Os primeiros passos foram tomados em 1967, por um grupo de entusiastas do automobilismo em Irati: Marco Leite, Vicente Rezende, Joãozinho Ribeiro Dallegrave, Augusto S. Guerreiro, os irmãos Paulinho e Herculano Varela, Hamilton Ribeiro, os irmãos Jorge e Sérgio Natividade, Luís Gruber e Antônio Carlos Benato, Estes criaram a AVCI (Associação dos Volantes de Competição de Irati), embrião do Kart Club de Irati, que surgiria em julho de 1974. Até 1971, as provas eram realizadas em circuito de rua, apesar da área onde hoje está localizada a pista, já ter sido cedida à associação em 1969. Em 1970 tiveram início os serviços de terraplanagem da pista, inaugurada em 1973, sendo a segunda pista construída especialmente para a prática do esporte no Paraná.

 

     Praças   

Praça da Bandeira

Está localizada na rua Conselheiro Zacarias, próxima à Estação Ferroviária, onde se realizam atos cívicos. Benemerência Manoel Ribas (1941) e o Coronel Emílio Batista Gomes, primeiro prefeito de Irati; um mastro em memória ao engenheiro civil Fernando Seiler Rocha e uma placa em homenagem à comunidade polonesa de Irati (1971).

 

Praça Edgard Andrade Gomes: Rua Dona Noca. Possui parque infantil, área para descanso, cancha de futebol e bancos.

Praça Etelvina Gomes: Rua Coronel Pires, em frente à Igreja N.S. da Luz. Possui quadra poliesportiva, parque infantil, sanitários e lanchonete.

 Pista de Skate

 Inaugurada em 07/07/2001
 na Praça Edgard Andrade Gomes.

     Datas Comemorativas    

15 de julho
Aniversário do Município

     Grandes Eventos    

·          Carnaval de rua (móvel - fevereiro/março)

·          Fimusa - Festival Iratiense de Música Sacra (quaresma)

·          Teatro da Paixão de Cristo (quaresma)

·          Festa Polonesa (1º domingo de maio)

·          Aniversário do Município (julho)

·          Leilão de Ovinos (julho)

·          Festival da Canção Ecológica (agosto)

·          Deutsches Fest – Baile do Chope e da Lingüiça (outubro)

·          Feira de Ponta de Estoque (edições não fixas)

·          Festa de Nossa Senhora das Graças (novembro)

·          Festa do Pêssego (dezembro)

·          Borrego no Rolete (dezembro)

·          Festa Nacional da Cerveja Caseira (dezembro)

·          Feira Regional de Sabores (dezembro)

·          Salão de Negócios (dezembro)

·          Festival do Pierogue (dezembro)


Festa do Pêssego
 


O pêssego é a base da fruticultura do município e que, anualmente, em dezembro, concentra os frutos dos melhores pomares para a tradicional festa iratiense de comercialização e degustação no Parque Aquático.


Borrego no Rolete


Prato típico de Irati, o borrego no rolete atrai em suas festas anuais, apreciadores de todo o Brasil e além-fronteiras.

 


Festa Nacional da Cerveja Caseira
Agregando os valores dos antepassados e suas receitas exclusivas, a cerveja caseira de Irati hoje assume amplitude em território nacional.

 


Festival do Pierogue
" O Pierogue”, prato típico à base de massa, especialidade das culinárias Polonesa e Ucraniana, caracteriza-se pela sua variedade de sabores e molhos preparados e servidos na hora, de acordo com a preferência do degustador.

 

Referencias:

Prefeitura Municipal

Wikipédia

Ache Tudo e Região



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 novembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel